A importância da preservação do meio ambiente por todos nós

site-equipe-meio-ambiente

Equipe de Meio Ambiente de Extrema

No dia 06 de fevereiro comemorou-se o dia do Agente Ambiental, que é o responsável por: proteger e monitorar o meio ambiente; Informar as autoridades competentes sobre atividades ilegais que afetam os recursos naturais; Participar da educação ambiental, dando palestras em escolas públicas e privadas. Porém todos nós podemos fazer mais pelo meio ambiente, devemos sim preservar e cuidar afinal, que mundo queremos deixar para nossos filhos, netos e bisnetos?

Muitos dizem que o trabalho ambiental é uma utopia, um sonho distante e é assim que Extrema idealizou seus projetos, movido por sonhos de muitos, o município desenvolveu diversas ações de preservação ambiental se antevendo até mesmo as legislações pertinentes.

Em entrevista ao Jornal O Registro, a gerente da Secretaria do Meio Ambiente, Patrícia Oumura falou sobre a Agenda 21, Aterro Sanitário, Coleta de Lixo, Coleta Seletiva, Educação Ambiental e as ações realizadas pela secretaria no que tange ao Meio Ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente trabalha em 03 eixos fundamentais, sendo: Conservador das águas, resíduos sólidos e educação ambiental. E também está inserida no APA – Fernão Dias, de conservação e uso sustentável. É uma unidade de Conservação de Uso Sustentável, criada como compensação pela duplicação da rodovia Fernão Dias em 1997.

De acordo com a gerente Patrícia, Extrema sempre esteve à frente no que diz respeito a conservação do meio ambiente e ações voltadas para a sustentabilidade, e a continuidade administrativa auxiliou muito o desenvolvimento dos projetos.

Um marco fundamental na preservação e no desenvolvimento dos projetos foi a elaboração da agenda 21 no município. A agenda 21 foi criada em 2003 é um instrumento de Planejamento de Políticas Públicas, entre Sociedade Civil e Governo, num Processo participativo com o objetivo de debater sobre as questões ambientais, sociais e econômicas locais para o desenvolvimento sustentável.

Patrícia explicou que durante o treinamento dos colaboradores que atuam na secretaria são abordados os seguintes tópicos de como trabalhar no meio ambiente, entre eles: consumo consciente, utilizar e descartar com responsabilidade, viver com dignidade, inclusão social, exercer sua cidadania, ter qualidade de vida e esperança de um futuro melhor para todos e que estes princípios devem ser multiplicados na sociedade.

A Coleta Seletiva existe desde 2001 e atende mais de 10 mil residências, todos os anos a campanha é atualizada para se adequar a expansão municipal. Extrema foi o sexto município a implantar um aterro sanitário em Minas Gerais e o primeiro entre as cidades com até 50 mil habitantes.

No aterro sanitário, onde também fica o galpão de reciclagem são utilizados os 5S (utilização, ordenação, limpeza, saúde e disciplina), que foi criado na década de 50 no Japão por um engenheiro químico japonês Dr Kaoru Ishikawa com o objetivo de possibilitar um ambiente de trabalho adequado para uma maior produtividade.

A coleta seletiva inicia às 7h e a Secretaria de Meio Ambiente orienta ao cidadão colocar os recicláveis nas sacolas apropriadas e pendurar no portão da sua casa ou depositar em caixas, mantendo longe do alcance de animais e contribuindo para uma cidade mais limpa.

A Coleta Seletiva ou Reciclagem atinge 100% da área urbana e três bairros da zona de expansão (Mantiqueira, Tenentes 1 e 2 e Roseira 1 e 2). Em 2016 foram destinadas cerca de 680 toneladas de material reciclado. Os materiais da coleta seletiva são encaminhados ao galpão de triagem, instalado no aterro sanitário, separados, prensados e armazenados, para posterior venda através de leilão.

Outra ação também praticada pela secretaria é a compostagem, que é um processo biológico, realizado por organismos vivos (bactérias, fungos, etc) que utilizam oxigênio e através do controle e manutenção desses materiais (restos de comida, cascas, capim, etc) transforma-se em (húmus) terra vegetal fértil.

Outro serviço disponibilizado pela secretaria é o Cata-treco para móveis, eletrodomésticos e ferro velho. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria e solicitar o serviço pelo telefone: (35) 3435-3620.

Pratique os 3 Rs: Reduza o consumo, Reutilize o que ainda tiver serventia e Recicle o que não for usar mais.

“Do ponto de vista do planeta, não existe como jogar o lixo fora. Porque não existe o “fora””.

Para a gerente Patrícia Oumura todo o trabalho realizado, todas as ações voltadas para a melhoria e preservação do meio ambiente foi um sonho que foi se concretizando ao longo dos anos e que tudo se realiza com competência, planejamento e gestão, fatores estes que colocaram Extrema como exemplo para outros municípios, estados e o mundo.

Faça você também sua parte! Afinal que planeta você quer deixar para seus descendentes?

Mais informações: (35) 3435-3620/ 9 8861-5386

E-mail: oficinaambiental(@)extrema.mg.gov.br

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam