Futuros engenheiros se encantam com usina hidrelétrica
No dia 27 de abril os alunos do 9º período do curso de Engenharia de Produção, acompanhados do coordenador do curso, Prof. Rodrigo Otávio Rocha Cardoso, tiveram a oportunidade de conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu. A visita foi organizada pela FAEX por intermédio do coordenador e também professor da turma e da professora Elena Guirado.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina Binacional que utiliza os recursos hídricos do Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, onde toda a energia produzida é dividida igualmente entre os dois países, segundo o tratado de Itaipu celebrado em 26 de abril de 1973. A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável tendo produzido, em 2016, um total de 103.098.366 Megawatts-hora (103 milhões MWh). É a segunda maior hidrelétrica do mundo, contendo 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, fornecendo cerca de 17% da energia consumida no Brasil e 76% no Paraguai.
No decorrer da visita os alunos puderam ver de perto o Reservatório da Itaipu, com 1.350 km² de área inundada (sétimo maior do Brasil); a barragem principal, que possui o comprimento de 1064m e altura máxima de 196m (equivalente a um prédio de 65 andares) e também a área de Geração, onde fica a Casa de Força que concentra todos os equipamentos eletromecânicos responsáveis pela produção de energia. Nela se encontram a caixa espiral, a turbina, o gerador, o sistema de excitação e o regulador de velocidade. Também o Sistema de Transmissão que possui 8 linhas de transmissão em 500kV, sendo 4 linhas de 60Hz que são utilizadas pelo Brasil e 4 linhas de 50Hz que são utilizadas pelo Paraguai. Conheceram também o Vertedouro, cuja função é descarregar toda a água não utilizada para a geração e que possui 14 comportas com capacidade máxima de descarga de 62,2 mil m³/s (40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu). Além disso, conheceram a área externa com destaque à preocupação com o meio ambiente e aos projetos de responsabilidade social.
A turma também teve a oportunidade de conhecer o Paraguai e a Argentina, países que fazem fronteira com o Brasil.
Fonte: Ascom/FAEX