Alunos de Pedra Bela visitam a Copaíba

viveiroflorestal_pedrabela

A Copaíba recebeu esta semana, no Viveiro Florestal, a visita de 30 estudantes da escola Estadual João Apocalipse, situada no município de Pedra Bela/SP. Os estudantes estavam acompanhados da professora de biologia e química Elaine Faria e da professora coordenadora do núcleo pedagógico da DERBP- Diretoria de ensino da região de Bragança Paulista, Hercimary Bueno de Oliveira.

A visita teve como intuito a participação dos estudantes no Programa Conhecendo o Viveiro que integra as atividades de sensibilização do Verde Novo, projeto patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental e executado pela Copaíba. “Estas parceria entre as escolas e a Copaíba é muito importante para complementar os conteúdos teóricos que os alunos veem em sala de aula, sobre o meio ambiente. Esta ação deve ser contínua, efetiva e servir de modelo para todo o ensino escolar”, comenta Hercimary Oliveira.

Na visita, os estudantes foram acompanhados pela Coordenadora do Viveiro Florestal da Copaíba, Vanessa Manias, e conheceram de perto todas as etapas de produção de mudas nativas da Mata Atlântica. Além da visita, os estudantes participaram de uma atividade de identificação de espécies de árvores nativas da Mata Atlântica através das sementes e frutos.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de plantar uma mudinha de Angico-branco (Albizia polycephala). “Aprendi na escola que a preservação da natureza é essencial para a nossa sobrevivência e aqui no viveiro acompanhei de perto o que precisa ser feito para que isso ocorra. Proteger a Mata Atlântica e recuperar áreas degradadas com o plantio de mudas nativas é a garantia de um futuro melhor”, comenta a estudante Amanda Benatti.

A atividade de sensibilização, com estes estudantes continuará em uma terceira etapa. No próximo encontro eles irão visitar uma área que está sendo recuperada e acompanharão de perto a preparação do solo e o plantio de mudas nativas. “Todas as atividades, que são aplicadas fora da sala de aula, são importantes para o relacionamento interpessoal dos alunos. Eles têm a oportunidade de interagir com um ambiente fora do habitual, aprimorando o comportamento e seus conhecimentos”, ressalta a professora Elaine Faria.

A Copaíba espera que os estudantes passem para seus familiares e comunidade o conhecimento que adquiriram nas atividades, para que mais pessoas tomem consciência da importância da restauração florestal e da proteção de nascente, córregos e rios, para o equilíbrio do meio ambiente.

Para mais informações, acesse: www.copaiba.org.br/verdenovo

Foto: Reprodução

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam