Arteris Fernão Dias realizou mais de 3 mil atendimentos médicos na BR-381, em 2017

site_04

Campanha Saúde na Boleia oferece serviços de saúde gratuitos para caminhoneiros. Ação busca prevenir acidentes por meio do incentivo de hábitos saudáveis

 

Caminhoneiros terão acesso a serviços básicos de saúde gratuitos, nesta quarta e quinta-feira (6 e 7 de junho), na BR-381, em São Joaquim de Bicas/MG. A campanha, que integra o calendário anual de ações voltadas à segurança no trânsito, promove a adoção de hábitos saudáveis entre os motoristas para prevenir acidentes.

Quem passar pelo pátio do posto Transabril, no km 510, pista Sul (sentido São Paulo), poderá fazer o check-up básico (que inclui colesterol, glicemia, triglicérides, pressão arterial e batimentos cardíacos), além de avaliação física – peso, altura, índice de massa corpórea, percentual de gordura e orientações de profissionais especializados. Os caminhoneiros também terão acesso a consultas médicas e receberão instruções sobre segurança viária.

De acordo com os dados do centro de controle de operações (CCO), a concessionária realizou, em 2017, 3.050 atendimentos clínicos em usuários da rodovia. Os atendimentos vão desde assistências a crises de hipertensão até casos mais graves, como mal súbito ou infarto. Este ano, os atendimentos clínicos já somam, 968 casos.

O objetivo da campanha é promover segurança nas estradas, por meio de cuidados preventivos básicos com a saúde dos motoristas, que muitas vezes têm longas rotinas de trabalho, pouco descanso, além da falta de tempo para checar as condições de saúde.  “A relação do estado de saúde com a segurança no trânsito é direta. Por isso, investimos em ações educativas e de serviços voltados para o caminhoneiro”, explica Helvécio Tamm de Lima Filho, diretor superintendente da concessionária.

Raio-x

Com jornada de trabalho média diária de 11 horas e longe de casa por até 20 dias por mês, os caminhoneiros muitas vezes não conseguem dar atenção necessária à saúde, conforme aponta a última pesquisa CNT sobre o perfil dos caminhoneiros no Brasil (2016). O reflexo dessa vida agitada tem impacto direto sobre a saúde dos motoristas, sendo que 42% deles está acima do peso, 57% sofre com pressão alta e 60% deles alegam não praticar nenhum tipo de exercício físico. Diante dessa realidade, a campanha Saúde na Boleia também quer promover hábitos saudáveis entre eles.

Saúde preventiva

“Um dos pilares de atuação do Grupo Arteris é a segurança viária e isso compreende também a prevenção de acidentes e a valorização da vida. Devido à rotina, que nem sempre permite dar atenção integral à saúde, alguns motoristas, principalmente os de caminhão, acabam esquecendo dos cuidados básicos. Para apoiar esses trabalhadores, o Grupo Arteris investe periodicamente em ações como essa”, conclui o diretor.

Serviço:

Campanha “Saúde na Boleia”

Horário: das 11h às 20h

Dia: 06 e 07 de junho – Posto Transabril em São Joaquim de Bicas/MG, pista Sul, (sentido SP)

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam