“Artistas do Futuro”: Prefeitura apoia a realização do projeto em escolas do município

site-joa-artista

O artista plástico Silvio Alvarez ensina a técnica da colagem e desperta o talento dos alunos

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, apoia a realização do projeto “Artistas do Futuro”, do artista plástico Silvio Alvarez nas escolas do município, que recomeçou este ano no dia 06 de março.

O projeto, que teve início em 2011, busca despertar a criatividade e a sensibilidade no olhar das pessoas e descobrir novos talentos. Silvio trabalha com a arte na forma da colagem e atrai a atenção não só de crianças e jovens, como também de professores e pais.

“Eu iniciei o projeto aqui em Joanópolis mesmo, onde moro há 20 anos. Já dei aula para mais de 25 mil pessoas em todo o estado de São Paulo e em outros do Brasil. Quando nós fazemos arte, colocamos em nossos corações a sensibilidade e sem ela a gente na consegue enxergar a beleza do mundo. A arte nos dá criatividade e nos permite externar as emoções”, explicou Silvio.

Em Joanópolis, o artista plástico já passou por todas as escolas em 2013, do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Cerca de 6 mil pessoas já tiveram aula de colagem com ele só no município. O “Artistas do Futuro” reiniciou este ano pela EMEF José Benedito de Salles Bayeux.

A aluna do 5º ano, Camila de Morais Silva, de 9 anos, acredita que a arte pode contribuir para o futuro. “Eu acho que nós, crianças, já podemos ir aprendendo a arte, porque quando crescermos, quem quiser ser artista, já vai saber um pouquinho antes de começar a faculdade”, relatou.

Na escola, Silvio atende quatro turmas por dia, sendo duas salas de aula de manhã e duas à tarde. O projeto consiste em mostrar aos alunos, de forma leve, obras de arte de pintores famosos, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Frida Kahlo, Salvador Dalí, entre outros. Em seguida, vem a explicação da técnica da colagem e a atividade.

Com o material em mãos: cola, papel, revista, a obra de arte escolhida e, principalmente, a criatividade, é que é possível descobrir os talentos, divertir e ensinar o quanto a arte pode abrir caminhos e transformar futuros, como explica a diretora da escola Ariana Alves de Souza. “Ter o Silvio como pessoa daqui, que tem todo esse trabalho reconhecido, é um incentivo a mais na comunidade. Muitos pais não conseguem dar aos filhos acesso a obras de arte, então, através do trabalho dele, a escola está conseguindo trazer essa oportunidade. Eles passam a ter mais contato com a arte e, assim, vai abrindo um leque de oportunidades”, contou.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Concheta Célia Conte, a ação é fundamental, pois “desenvolve os sentimentos afetivos da criança, a sensibilidade e vem de encontro ao objetivo da educação, que é transformar a realidade”.

Para o prefeito Mauro Garcia (DEM) “o grande incentivo da prefeitura à iniciativa contribui para elevar o nome do município a horizontes maiores e descobrir os artistas que nasceram ou residem e despontam em Joanópolis, dando a oportunidade de expandirem seus talentos e serem reconhecidos não só aqui, como em outros estados do Brasil e, quem sabe, até no exterior”.

Como prova disso, o projeto já é reconhecido nas grandes mídias. O trabalho foi assunto, mais uma vez, no telejornal “Link Vanguarda”, da TV Vanguarda, afiliada à Rede Globo. A matéria “Artista plástico ajuda crianças a descobrirem o talento que têm” foi veiculada no dia 09 de março.

E o projeto “Artistas do Futuro” não para por aí. Após a passagem pela escola Bayeux, Silvio vai levar conhecimento a outras instituições municipais e rurais. Confira abaixo o cronograma completo das escolas:

6 a 10 de março – EMEF José Benedito Salles Bayeux – Períodos manhã/tarde – duração 8 horas/aula/dia

13 de março – Escola rural do bairro Pedra do Carmo

14 de março – Escola rural do bairro CanCan

3 a 7 de abril – EMEF Emília Ximenes Capozoli – Períodos manhã/tarde – duração 8 horas/aula/dia

8 a 12 de maio – EMEF Vicente Camargo Fonseca – – Períodos manhã/tarde – duração 8 horas/aula/dia

5 a 9 de junho – EMEI Djany Romilda Tucci Izzo – Períodos manhã/tarde – duração 8 horas/aula/dia

Fonte: Ascom/Prefeitura de Joanópolis

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam