O Bilhete Fácil já pode ser encontrado em estabelecimentos comerciais de todas as regiões de Pouso Alegre/MG. Na forma de um cartão magnético, ele permite aos usuários do transporte coletivo fazer baldeação entre as linhas de ônibus, por um período de duas horas, pagando uma única passagem. A modalidade de integração com pagamento único para qualquer ponto da cidade é inédita no Sul de Minas.
A descentralização das vendas dos cartões tem o objetivo de facilitar o acesso ao bilhete, levando a integração de linhas ao maior número possível de pessoas. O bilhete vai gerar economia para muitas pessoas que precisam pegar mais de um ônibus para chegar ao seu destino final. Como seu funcionamento é eletrônico, para fazermos o benefício chegar a todos, precisamos capilarizar sua venda, disseminando-a por todos os pontos da cidade, considera o secretário de Transporte e Trânsito Marcos Aurélio.
Como funciona – O cartão magnético pode ser adquirido na sede administrativa da concessionária do serviço de transporte coletivo Princesa do Sul, na Avenida João Beraldo, ou em qualquer um dos estabelecimentos comerciais credenciados. Até o momento, oito pontos, nas quatro regiões da cidade, já estão aptos a fazer a comercialização. A lista completa pode ser acessada no site da Prefeitura (www.pousoalegre.mg.gov.br) ou no endereço eletrônico da empresa (http://princesadosul.com.br/). O cartão magnético é adquirido com 1 a 5 créditos. Cada crédito equivale ao valor de uma passagem, ou seja, R$ 2,50 urbana e 2,90 a rural. Dos oito pontos de venda, em quatro já é possível realizar inclusive a recarga do cartão. A outra opção para recarregar o bilhete é procurar o guichê de atendimento da Princesa do Sul na Avenida João Beraldo. Com ele em mãos já é possível fazer a baldeação pagando apenas uma passagem. “Não é necessário fazer nenhum cadastro. Basta ter o cartão magnético e usufruir do benefício por duas horas em todas as linhas de ônibus”, explica o secretário de Transporte e Trânsito.
Pacote de melhorias – A Prefeitura trabalha desde 2010 com ações imediatas e de médio e longo prazo para garantir fluidez no tráfego e melhor acomodação para os moradores que utilizam o transporte público. O trabalho integra o Plano de Urbanismo no eixo Trânsito e Transporte. O pacote de medidas elenca oito grandes ações: Integração de 100% das linhas com o Bilhete Fácil; revitalização do terminal urbano da Duque de Caxias; implantação de pontos regionais; implantação de corredores de ônibus; implantação de câmeras e GPS em todos os veículos; criação do Departamento Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados.