Na manhã do dia 21/03, ocorreu o lançamento da Campanha do Agasalho 2014 em Bragança Paulista/SP. O evento foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a participação do prefeito Fernão Dias, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Leme, da vice-prefeita, Professora Huguette, de secretários municipais, vereadores e representantes dos parceiros como Senai e Tiro de Guerra.
Em seu discurso, o prefeito Fernão Dias relembrou o número recorde arrecadado no ano passado, mais de 57 mil peças, e sobre a importância da arrecadação ter início antes do inverno chegar. A primeira-dama, Rosangela Leme, falou sobre o tema da campanha ‘Roupa boa a gente doa’, o mesmo do último ano. Além disso, afirmou que esse ano o objetivo é zerar o descarte de roupas inservíveis, já que o Fundo Social não conta com recursos para realizar consertos nas peças. Frisou que o foco é a arrecadação de cobertores, já que esses foram obtidos em menor número no último ano.
No dia 17 de maio ocorrerá o Dia da Mobilização com apoio de parceiros e voluntários. Neste dia, a arrecadação é feita de porta em porta e os voluntários auxiliam na separação e contagem das peças recebidas. Além disso, as doações podem ocorrer diariamente nas caixas da campanha, que estarão disponíveis em supermercados, farmácias, escolas, igrejas, universidades e estabelecimentos com grande circulação de pessoas, onde os agasalhos devem ser recolhidos ao final do dia. Aos interessados em colocar a caixa em seu estabelecimento ou condomínio, basta entrar em contato pelos telefones 11 4033-3633 ou 11 4031-0501.
A campanha se encerra no dia 31 de julho e as roupas arrecadadas serão doadas ao longo da campanha. Para encerrar, Rosangela concluiu dizendo que, “devemos doar o que ainda nos serve, mas nos sobra”.
Seguem abaixo algumas instruções para melhorar a arrecadação:
- As doações nunca devem ser feitas em dinheiro;
- Os cobertores, agasalhos, camisetas, roupas diversas, novas ou usadas, devem estar em bom estado. Não há estrutura para remendar roupas;
- Os sapatos devem vir em pares firmemente amarrados, se tiverem cordões, ou em bolsa plástica fechada para facilitar a separação;
- Os agasalhos serão distribuídos no próprio município;
- As doações podem ser entregues ao longo dos meses, não é necessário esperar o dia do encerramento da campanha;
- Otimize o material. Reutilize as caixas até o final. Esse material é uma doação e as caixas serão distribuídas somente no começo da campanha. Os agasalhos deverão ser entregues em sacolas.