A Administração Municipal conquistou junto à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo um Poupatempo do Produtor Rural para Bragança Paulista. O município propôs um projeto piloto, no qual será instalada uma unidade fixa no parque de exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta), onde já funciona o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Desde o início de 2013, representantes da Prefeitura buscam este serviço que permitirá ao trabalhador rural ter acesso à linhas de crédito, benefícios e programas voltados ao setor.
O projeto padrão conta com unidades móveis, compostas por caminhonete para reboque e trailer, que funciona como posto avançado de atendimento. No projeto proposto, o município não terá custo algum, por utilizar espaço existente e funcionários já contratados. A Secretaria Estadual enviará um servidor concursado, além de oferecer treinamento para os demais funcionários e softwares necessários.
No local, os produtores rurais de Bragança Paulista e região terão disponíveis informações sobre acesso ao crédito e seguro rural, agendamento para emissão de documentos, além da ampliação dos serviços oferecidos pela Casa da Agricultura.
Após as adequações no local, treinamento dos funcionários e emissão da documentação necessária, o local será inaugurado. A previsão é que o Poupatempo do Produtor Rural comece a funcionar a partir de março de 2016.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista