Brasil tem uma moto para cada oito habitantes e perfil do motociclista é revelado

Segundo levantamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) analisado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), no primeiro semestre de 2019 foram emplacadas 530.034 motocicletas, correspondendo a um crescimento de 16% ante o mesmo período de 2018 (456.729 unidades). Quando falamos em produção, a proporção no Brasil é de uma motocicleta para cada oito habitantes. Na comparação com o mesmo período de 2018 o crescimento foi de 8,4%. São mais 27 milhões de motocicletas que rodam o país. O total de homens habilitados é de 24 milhões e setecentos mil e o de mulheres é de mais de 7 milhões e duzentos mil. Motociclistas acima de 50 anos correspondem a cerca de 30% dos habilitados.

Perfil do motociclista brasileiro

Atualmente, 31.944.502 pessoas possuem habilitações da categoria A no País, que permite ao cidadão pilotar veículos motorizados de duas ou três rodas, conforme levantamento publicado pelo Anuário da Indústria Brasileira de Duas Rodas 2019. Estas habilitações envolvem a categoria A isoladamente e também esta associada a outras, como AB, AC, AD e AE, correspondendo a 44,5% do total de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH’s) emitidas no Brasil. Entre estes habilitados, 77,3% são homens e 22,7%, mulheres.

A região Sudeste do País concentra o maior número de motociclistas habilitados (42,2%), seguida pela Sul (20,3%), Nordeste (18,5%), Centro-Oeste (11,2%) e Norte (7,8%).

A maior faixa etária dos motociclistas brasileiros, tanto homens como mulheres, está entre 31 e 40 anos, com 31% para eles e 36,8% para elas, em relação ao total de faixas. Na somatória das principais faixas etárias, entre os homens quase 52% têm idade de 31 a 50 anos. Entre as mulheres, mais de 54% apresentam idades variando de 31 a 50 anos.

A motocicleta é utilizada como meio de locomoção por 92% de seus usuários no País. Simultaneamente a isso, é utilizada para o lazer por 67% e para o trabalho e geração de renda por 3% deles, considerando-se o múltiplo uso do veículo pelo mesmo condutor.

Fonte: Carolina Laerte

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>