A carreta do Via Rápida Emprego chegou em Bragança Paulista e já está pronta para oferecer capacitação aos bragantinos. A unidade móvel está situada no antigo Senai, localizado na avenida dos Imigrantes, nº 4.400, Jardim São Lourenço, em frente ao rodoterminal, e nela serão ministradas aulas para o curso de Automação Industrial.
Foram oferecidas vinte vagas nos turnos manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17h) e noite (18h às 22h), por cerca de 30 dias. As inscrições foram realizadas no mês de novembro pelo site do Via Rápida e também na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Foi dada prioridade aos candidatos que estavam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. O curso exige ensino médio completo. Todos os alunos receberão material didático e uniformes gratuitamente, além de certificados após a capacitação.
O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.
No dia 21 de outubro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Carvalho Pinto, foi recebido em São Paulo pelo subsecretário estadual de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante, Marco Antônio da Silva, para acertar a vinda da carreta ao município.
Saiba mais sobre o curso:
O objetivo é capacitar o aluno no processo de planejamento e configuração de uma rede para automação industrial, com os principais dispositivos como hubs, roteadores, transceiver, repetidoras, switches e gateways. O curso também qualifica o estudante a analisar e definir as melhores redes e sistemas de controle com uso de protocolo digital de comunicação, no detalhamento de projetos e manutenção em redes industriais, tais como: Foundation Fieldbus, Profibus PA, HART, Modbus, Device Net, Profibus DP, ASI-Bus, e outras redes industriais, conforme especificações técnicas, normas de segurança e responsabilidade ambiental.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista