Dando continuidade aos trabalhos sobre educação alimentar e uso de agrotóxicos, nesta sexta-feira, 21, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) visitou o Sítio Esperança, uma Escola Agroecológica de Lambari que trabalha a educação e sustentabilidade com método inovador. Participaram da visita membros da Escola do Legislativo, EMATER, IFSULDEMINAS e Secretaria Municipal de Educação com representantes do setor de Merenda Escolar.
Segundo o presidente da Cecel, vereador Rafael Huhn (PT), a visita técnica a Lambari foi uma demanda que surgiu a partir da última audiência da Cecel, que discutiu educação alimentar. “Uma das essências de uma reunião colaborativa é concretizar as demandas. A Emater e o IF apresentaram a escola que tinha uma proposta diferente ao unir o aprendizado e a agroecologia. Dessa visita já surgiram várias ideias, uma partilha de conhecimento e nosso intuito é agora pegar parte desse projeto, ou na íntegra, e tentar trazer para a realidade de Pouso Alegre”, explica Rafael Huhn.
O Sítio Esperança é uma escola na zona rural de Lambari que além das disciplinas convencionais oferece aulas de Música, Karatê, Educação Física, Ciência Experimental, Inglês, Agroecologia e disciplinas totalmente diferenciadas como Ferramentas para a Vida, que ensina o aluno a reutilizar materiais e desenvolver habilidades manuais e Ecologia Interior, uma disciplina que trabalha com o aluno a importância do autoconhecimento e respeito consigo mesmo e com o próximo. A escola tem 60 alunos da Educação Infantil até o 5º ano. Os alunos estudam gratuitamente e toda despesa da escola é mantida a partir da doação de pessoas e empresas. A escola atua desde 2010 e ocupa uma área de 32 hectares. Como a Escola tem aulas de Agroecologia, alunos e professores cultivam 90% de tudo o que é consumido na merenda da Escola. A produção é feita de forma totalmente orgânica e o excedente é comercializado em feiras locais.
O Sitio Escola já conta com a parceria técnica e educacional da Emater e do IFSULDEMINAS. Umas das ações que já surtiram efeito foi o Pronatec Campo. Com o programa, o IFSULDEMINAS tornou possível a capacitação de diversos produtores rurais, na maioria, pais e parentes dos alunos do Sítio Esperança. A certificação da produção orgânica também foi um dos benefícios da parceria. “O Pronatec Campo funcionou com uma ferramenta que deu super certo aqui no Sítio Esperança, o pessoal se inscreveu, gostou. Possibilitou a integração dos pais dos meninos e meninas da escola e da comunidade como um todo”, explica Luiz Carlos Dias Rocha, professor de Agroecologia do IFSULDEMINAS.
Fonte: ASCOM Câmara Municipal de Pouso Alegre