O prefeito de Extrema, Dr. Luiz Carlos Bergamin, esteve na quarta-feira, 4/09, na Central de Monitoramento Eletrônico da Prefeitura. O prefeito acompanhou por alguns minutos os testes de imagens da Central, que fica na Casa da Cultura, região central da cidade. Assim que o sistema estiver em ação, as Polícias Civil e Militar terão acesso a uma cobertura completa do município através das imagens.
Parte dos equipamentos já foi instalada e está passando por testes como a torre com o equipamento de transmissão, localizada no Pico dos Cabritos. Na sala onde ficarão as telas de monitoramento boa parte dos equipamentos também já chegou e os móveis já começaram a ser instalados.
Dentro de alguns dias, 27 câmeras entram em funcionamento em regime de testes, já com todas as funcionalidades. Diversos modelos de câmeras foram analisados, e a Prefeitura optou por equipamentos com qualidade suficiente para identificar o rosto de alguém ou ler a placa de um carro, caso seja necessário.
Durante a visita, a coordenadora da Central de Monitoramento, Fernanda Leonardi, explicou a amplitude de alcance de algumas câmeras que já estão em teste, “as imagens são mostradas na tela num grande raio de alcance, diferente de uma câmera comum. Assim é possível cobrir uma área maior com maior agilidade”, disse. Dr. Luiz pode observar as imagens de toda praça Presidente Vargas.
Na fase de teste, outros aspectos serão discutidos como a parceria com as empresas da cidade e a participação das Polícias Militar e Civil no uso das imagens. “Ainda temos bastante trabalho pela frente, mas o importante é fazer de tudo para dar mais segurança para nossa população. O sistema será um dos mais modernos e queremos, através da parceria, ter muito mais câmeras espalhadas por todos os pontos da cidade”, explicou o prefeito.