Uma disputa onde o conhecimento é o maior prêmio. Assim é a Gincana do Saber, uma divertida disputa promovida pela Escola do Legislativo no primeiro ano de mandato dos vereadores mirins. Desde segunda-feira, 15, os alunos de 25 escolas públicas e particulares de Pouso Alegre participam da atividade. A atividade acontece desde 2008.
Neste ano, a Gincana aborda os Direitos Fundamentais. A Gincana vai acontecer de 15 e 22 de setembro, no Plenário da Câmara. A Gincana é uma ação da Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho desenvolvida sempre no primeiro ano do mandato dos vereadores mirins. Neste ano, o tema é: Direitos Fundamentais. Nessa jornada, a Escola do Legislativo conta com a parceria dos alunos do Mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas – FDSM.
Segundo a coordenadora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, é fundamental trabalhar o tema com os jovens. “E uma forma gostosa de aprender assuntos extremamente importantes. Estudando Direitos Fundamentais, os estudantes viram os direitos políticos e sociais, que são direitos que, para termos cidadania plena, temos que adquiri-los. Nada melhor que trabalhar com a juventude essa temática”.
A cada dia, cinco escolas se enfrentam na disputa de perguntas e respostas. Cada escola é representada por uma dupla de alunos. A cada dia, uma dupla é classificada para etapa final. A grande final acontece na próxima segunda-feira, 22, a partir das 9h no Plenário da Câmara.
Todas as escolas que participam do projeto entram na competição de perguntas e respostas. Antes da atividade final, os estudantes tiveram diversas palestras, aulas e rodadas de discussões sobre o tema para que eles possam compreender melhor o assunto.
Todos os 50 participantes são premiados com medalhas e kits com cartilhas educativas e bombons. Todos os finalistas ganham prêmios especiais e a dupla vencedora ganha troféu e tablet. A Escola vencedora também ganha troféu. A Escola do Legislativo recebeu os presentes de instituições parceiras.
Servidores das Câmaras da região vêm a Pouso Alegre conhecer a dinâmica
Na grande final, além da presença dos alunos das escolas finalistas, a Câmara ainda vai receber servidores e vereadores de dez Câmaras da região que vêm a Pouso Alegre conhecer melhor a dinâmica da atividade. Na manha desta quinta e sexta-feira, dentre os visitantes, estão os agentes da Câmara de Unaí, cidade mineira que fica a 900 km de Pouso Alegre. A Câmara de Unaí ficou sabendo do trabalho de formação cidadã realizado em Pouso Alegre através da indicação da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo em Brasília (DF), que indicou a Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho como a melhor em educação para jovens do Brasil.
Fonte: ASCOM Câmara Municipal de Pouso Alegre