Escolha de homenageados procurou valorizar realizações científicas de mulheres e do povo negro
Esperança, utopia, valorização de mulheres vitoriosas e da “ciência preta” foram mensagens que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) escolheu para sua última reunião em 2020, realizada na quinta-feira (17/12/20).
Na ocasião, foram homenageados quatro cientistas que atuam em instituições mineiras, com destaque para três mulheres negras. Todos receberam diplomas referentes a votos de congratulações da ALMG por suas trajetórias de vida e pelas contribuições à ciência em Minas.
De acordo com a presidenta da Comissão de Educação, deputada Beatriz Cerqueira (PT), a escolha de uma homenagem para o encerramento das atividades em 2020 tem a deliberada intenção de resgatar a esperança e a positividade em um ano de grandes dificuldades, tanto para educação quanto para a ciência, no País e em Minas Gerais.
“Se nós perdermos a esperança, perdermos o horizonte de uma utopia, não conseguiremos seguir adiante, como é necessário”, afirmou Beatriz Cerqueira, acrescentando que a escolha dos homenageados é uma forma de enfrentar o silenciamento estrutural das vozes e das conquistas de mulheres e do povo negro.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ALMG