‘Conservador das Águas’ recebe mais um prêmio em 2013

projetofurnasourozaul_conservadordasaguas_extrema projetofurnasourozaul_conservadordasaguas_extrema1

12º Prêmio Furnas Ouro Azul foi aconteceu na terça-feira, 10/12, na capital Belo Horizonte. Neste ano os vencedores das edições anteriores foram reavaliados e os melhores receberam homenagens. A iniciativa é do iniciativa dos Diários Associados, patrocinada pela Eletrobrás Furnas.

A cidade de Extrema/MG novamente foi reconhecida por desenvolver politicas inteligentes que versam a proteção das águas através do renomado projeto “Conservador das Águas”.

Criado em 2002, o Prêmio Ouro Azul tem o objetivo de desenvolver e conscientizar todas as esferas da sociedade para a proteção e uso racional da água. São 12 anos incentivando e premiando a criação de soluções viáveis para revitalização e conservação dos recursos hídricos. Em 2013, por meio de um trabalho de pesquisa, a organização foi em busca dos projetos vencedores em todas as categorias para conhecer os rumos e resultados que cada um trouxe dentro de seu propósito estabelecido.

Foram consideradas as categorias Empresa Privada, Empresa Pública, Comunidades – Ongs e Associações, Pessoa Física, Estudante Nível Superior e Pós-Graduado – Mestres e Doutores. Após a apuração dos resultados e impactos dos projetos, uma comissão julgadores selecionou os 12 melhores, independente da categoria inscrita, usando critérios como longevidade, visibilidade, importância para o recursos hídricos, engajamento, entre outros.

O projeto da Secretaria de Meio Ambiente de Extrema “Conservador das Águas” foi novamente premiado pelos resultados apresentados. O Projeto Conservador das Águas completou 18 anos em 2013, tendo sido a lei aprovada em 2006. A Prefeitura de Extrema estabeleceu incentivos para o proprietário rural que preservar e conservar os mananciais, sob o princípio de que as boas práticas adotadas para melhorar a oferta e a qualidade dos recursos hídricos devem ser remuneradas como fator de estímulo e de renda.

Por meio de decretos, a prefeitura implantou o pagamento por serviços ambientais – esse sistema promove a implantação e a manutenção da cobertura vegetal das Áreas de Preservação Permanente e da Reserva Legal, através da averbação em cartório, ambos conforme consta do Código Florestal e Legislação Estadual de Minas Gerais.

Assim, o proprietário rural habilitado fica responsável pela manutenção das APPs, recebendo da prefeitura um benefício que se estenderá por, no mínimo, quatro anos, sendo o VR (valor de referência) de 100 UFEX (Unidades Fiscais de Extrema) por há (hectare) por ano.

 

FOTO: ASCOM/PME

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>