A Associação Ambientalista Copaíba comemora os resultados atingidos pelo Verde Novo, projeto patrocinado pela Petrobras, de maior abrangência geográfica da instituição. Desenvolvido para amenizar o desequilíbrio no ecossistema da região e evitar a queda da qualidade de água, o Verde Novo também veio para contribuir com a missão da Copaíba, de restaurar e conservar a Mata Atlântica nas bacias dos rios do Peixe e Camanducaia.
O Verde Novo, desde 2010, deu início à restauração de mais de 175 hectares (1.750.000 m²) de matas. Até o final de dezembro completa-se o plantio de mais de 270 mil mudas de árvores nativas, contribuindo assim para a conservação e restauração da Mata Atlântica da região.
O plantio das 270 mil mudas está sendo realizado junto aos proprietários de terras de 13 municípios, paulistas e mineiros, inseridos nas bacias hidrográficas dos rios do Peixe e Camanducaia. Entre os municípios paulistas estão Águas de Lindóia, Amparo, Itapira, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Pinhalzinho, Serra Negra e Socorro, enquanto que, em Minas, a Copaíba fez parceiros nos municípios de Bueno Brandão, Monte Sião, Munhoz e Toledo.
De acordo com Flávia Balderi, secretária executiva da Copaíba e coordenadora do projeto Verde Novo, “a restauração de todas essas áreas é de fundamental importância não só para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, mas também por ser essencial para manter a qualidade das nascentes e mananciais, proporcionando assim qualidade de vida à população. Mas esse trabalho só foi possível ser realizado graças ao envolvimento de todos os proprietários parceiros do projeto”.
Além das ações de restauração florestal, mais de 4.000 estudantes e 248 professores de 40 escolas localizadas nas bacias dos rios do Peixe e Camanducaia foram atingidos através das atividades de sensibilização ambiental “Conhecendo o Viveiro” e “Verde Novo na escola”.
O trabalho de sensibilização ambiental dá suporte às ações de restauração florestal. Por meio dessas ações o Verde Novo busca tornar, tanto os estudantes quanto os proprietários de terra, multiplicadores desse conhecimento, podendo assim contribuir para que mais áreas sejam restauradas. Segundo a Educadora Ambiental, Tatiana Oliveira, “um trabalho não ocorre sem o outro, todas as atividades estão interligadas. Por isso, a importância de envolver as escolas rurais neste processo, facilitando a abordagem/conversa com o pessoal das principais áreas de atuação do projeto”.
Outras ações de sensibilização ambiental foram as reuniões e palestras dirigidas aos proprietários de terra e públicos de diferentes segmentos da sociedade. Essas palestras atingiram mais de 1.000 pessoas, diretamente.
Para a Associação Ambientalista Copaíba esse é um momento de celebração, diante de tantos resultados positivos. O Verde Novo contribui para a sensibilização e o apoio às comunidades, professores, escolas, produtores e proprietários de terra para a restauração e conservação das florestas da região.
Fonte: ASCOM Associação Ambiental Copaíba