Considerando que neste mês tem início o período de estiagem, o 3° Pelotão do Corpo de Bombeiros, localizado em Extrema, promoveu uma reunião com diversos setores da sociedade, que estão direta ou indiretamente ligados à prevenção e combate à incêndios.
Estiveram presentes o Comandante do 3° Pel BM, 1° Ten Claudinei Teles Silva, representantes da empresa Energisa, Secretaria de Meio Ambiente e plantonistas de Extrema, Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente de Camanducaia, além do Instituto Estadual de Florestas – APA Fernão Dias, localizado em Camanducaia.
A reunião visou encontrar formas eficazes de conscientizar a população sobre esse tema, de forma a diminuir a incidência de casos de queimadas, sejam as que acontecem por descuido ou de forma consciente.
A estiagem, geralmente, tem início em abril e estende-se até o mês de setembro/outubro. Nesse período, devido à menor intensidade de chuvas, a vegetação encontra-se bastante seca, fato que, aliado à falta de consciência de algumas pessoas, aumenta a frequência de incêndios, que ocorrem com mais facilidade e de forma mais alarmante.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, alguns incêndios fatalmente ocorrem, entretanto, a prevenção é a primeira linha de combate ao fogo e não há dúvidas de que através dela é possível se reduzir consideravelmente o número de ocorrências de queimadas.