Educação municipal inicia 2015 com crescimento no IDEB e resultados positivos

1

 

A Secretária de Educação de Pouso Alegre, Cleidis Regina Chaves Modesto, e representantes da equipe pedagógica da cidade, estiveram em Curitiba de 25 a 27 de fevereiro em reunião na sede da Editora Positivo. A proposta do encontro foi discutir novos projetos para 2015 e fortalecer ainda mais a parceria com o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que oferece um conjunto de soluções para potencializar a qualidade da rede pública de ensino. As escolas municipais de Pouso Alegre são conveniadas à solução educacional desde 2012, atendendo mais de 14 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na cidade.

Pouso Alegre tem conquistado destaque nacional pelo bom desempenho em olimpíadas escolares de conhecimento e evolução dos índices educacionais, com aumento progressivo nos indicadores do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).  Segundo a Secretária de Educação, em 2013 foi atingida a meta nacional que era prevista para 2021. “A qualidade da educação municipal é uma grande conquista e estamos aqui hoje para continuar com esse crescimento”, conta.

Para o Prefeito, professor Agnaldo Perugini, alcançar estes resultados é ter a certeza de que o projeto que vem sido implantado desde 2009 tem dado certo. “É muito satisfatório percebermos que o que temos sonhado, pensado e trabalhado desde o início do primeiro mandato tem sido recompensado com estes grandes resultados”, ressalta o Prefeito.

A supervisora da escola municipal Antônio Mariosa, vereadora Dulcinéia Maria da Costa, também participou da visita. Para ela, foi possível conquistar com o Sistema de Ensino Aprende Brasil um aprendizado uniforme em toda a cidade. “Essa era a nossa grande vontade – unificar o crescimento e a qualidade na educação. Outra mudança que verificamos foi o a proximidade das famílias, que estão acompanhando mais de perto o trabalho feito pelos alunos. Além disso, os professores estão se sentindo valorizados, o que influi positivamente no desempenho dos estudantes em sala de aula”, destaca.

No ano passado a cidade de Pouso Alegre conquistou medalha de ouro na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática para as Escolas Públicas), competição que revelou talentos para a disciplina em diferentes cidades brasileiras. Além do primeiro lugar, alcançado pelo aluno Thyago Wisllney Vieira, da Escola Municipal Dr. Ângelo Consoli, a cidade recebeu duas medalhas de prata, sete de bronze e 39 menções honrosas. Segundo a Secretária de Educação, o resultado foi muito positivo. “Percebemos essa evolução, que aliada ao trabalho dos professores e ao envolvimento das famílias, tem tornado as escolas referências para outras regiões”, afirma.

Pouso Alegre teve destaque em 2014 também pela grande quantidade de estudantes aprovados nas melhores universidades do país. Na lista, instituições renomadas como a Fuvest, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), entre outras. A diretora do curso Pré-Enem e Pré-Vestibular do município, Maria Lúcia Villela, também esteve na Editora Positivo e falou sobre esse resultado. “Estamos muito satisfeitos com o desempenho dos estudantes de Pouso Alegre no vestibular. Esse ano tivemos 500 inscritos na seleção para entrar no cursinho, o dobro do que foi visto em 2014”, diz Maria Lúcia. O Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em todas as escolas municipais de Pouso Alegre, da Educação Infantil ao pré-vestibular no Ensino Médio.

Responsável por garantir uma aprendizagem interdisciplinar, a solução educacional oferece para as escolas de Pouso Alegre diferenciais como livros didáticos, assessoria pedagógica para os professores, além de programas como o SIMEB – Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil – que avalia o desenvolvimento de planos de ação para o avanço na qualidade do ensino. Outro destaque é o Portal Aprende Brasil, muito acessado por oferecer ferramentas complementares à aprendizagem.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Pouso Alegre

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam