O Paraíso do Shimeji, empreendimento participante da Produção Associada ao Turismo de Extrema, tem investido na produção de produtos derivados à base de cogumelos comestíveis. Com teores baixíssimos de açúcar e gordura, além de serem ricos em proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, o consumo de cogumelos tem aumentado cada vez no Brasil devido à popularização da culinária japonesa e por conta do crescente aumento da busca por alimentos mais saudáveis.
Em Extrema os cogumelos são produzidos numa área de muito verde, flores e quedas d´água, no Sítio Canto das Águas, localizado nos Forjos, na Rota dos Ventos. Nesse cenário paradisíaco os proprietários cultivam algumas variedades de cogumelos, dentre eles, o Cogumelo Medicinal do Sol, shimeji e shitake. Sempre pesquisando novas formas de aproveitamento dos cogumelos como alimento funcional, o espaço produz antepastos, geléias, pães e conservas. Uma novidade do Paraíso do Shimeji é a produção de massas frescas e bebidas artesanais à base dos cogumelos cultivados na propriedade da família.
Outra prática antiga realizada no espaço é a lapidação de pedras minerais do mundo todo como base para a confecção de brincos e pingentes.
Para mais informações sobre visitação à produção de cogumelos no Paraíso do Shimeji e Atelier das Pedras https://www.extrematur.com.br/atrativos/paraiso-do-shimejiatelie-das-pedras/.
Fonte: ExtremaTur