Extrema é contemplada com quase 3km de extensão de gasoduto e Bauducco é a primeira indústria a testar nova fonte de energia

A fonte de energia de gás natural obtém um combustível mais limpo, barato e eficiente que pode ser usado na produção industrial, no abastecimento de veículos e até no consumo residencial

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) iniciou a implantação do Gasoduto Sul no território do município, começando especificamente na área do bairro dos Pires, onde está localizada a empresa Bauducco. A rede de gás natural implantou uma extensão total de 2.900m, o qual vai beneficiar as outras centenas de indústrias do município.

A Gerência de Operação e Manutenção realizou a montagem e a adequação dos equipamentos na empresa Bauducco, realizando a gaseificação e a transição do modal de suprimento para funcionamento dos equipamentos da fábrica, tendo em vista a demanda sazonal de produção de panetones para o Natal. A empresa Gasmig entrou numa corrida contra o tempo para atender a Bauducco ainda no mês de agosto e num serviço que duraria 45 dias para sere solucionado, as equipes realizaram em surpreendentes 18 dias. A Gerência de Projetos e Gestão Ambiental agilizou a liberação e o licenciamento em tempo recorde.

A partir da construção do gasoduto, o gás ficará ainda mais barato para o consumidor final e a medida vai beneficiar principalmente o setor industrial, que terá ganho de competitividade ao reduzir o custo de um insumo vital para sua produção.

Extrema já era atendida por meio do projeto estruturante do gasoduto virtual, o qual funcionava da seguinte maneira: em vez de criar uma canalização a partir dos ramais existentes, o que está sendo proposto agora com a construção dos gasodutos, o gás natural era comprimido e transportado por caminhões até uma estação, o qual levava o combustível para além dos gasodutos e era a partir desta determinada estação que o gás era distribuído nas indústrias do município.

O gás natural é seguro e possuí combustíveis de qualidade, uma vez que é mais leve que o ar. Este se dissipa rapidamente em caso de vazamento, é uma opção energética menos nociva ao meio ambiente, pois dispensa tratamento dos gases efluentes e a queima é limpa e sem ferrugem, reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera.

Com investimento de R$ 350 milhões, a empresa posteriormente irá conectar os municípios de Bragança Paulista a Pouso Alegre e beneficiar outras seis localidades, instalando dutos que terão 150 quilômetros de extensão e que transportarão diariamente 150 mil metros cúbicos de gás natural veicular (GNV).

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema

WhatsApp-Image-2023-09-13-at-18.50.14-700x500 WhatsApp-Image-2023-09-13-at-18.50.15-1-700x500 WhatsApp-Image-2023-09-13-at-18.50.15-700x500

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>