Extrema lança campanha de conscientização e combate ao câncer de pele

Atenção Primária à Saúde promove programação a fim de disseminar informações a respeito da identificação, fatores de risco e tratamento da doença

Como primeira campanha do ano em Extrema, a Secretaria Municipal de Saúde realiza em janeiro o “Verão pede proteção”, que busca conscientizar a população sobre o câncer de pele e combater este que é o tipo mais comum em todo o mundo. Com esta finalidade, a Atenção Primária à Saúde realizará uma busca ativa por pacientes, assim como diversas ações nas ESFs da cidade.

Para participar, o cidadão deve se dirigir as Estratégias de Saúde da Família (ESF) nos dias e horários divulgados. Durante o período da campanha não é necessário fazer agendamento, basta comparecer às unidades, onde o paciente receberá orientações e a possibilidade de realizar uma consulta médica.

O câncer de pele

Segundo o Mistério da Saúde, o câncer de pele é responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no Brasil, sendo mais incidente em pessoas brancas maiores de 40 anos. A doença pode ser dividida em dois tipos: melanoma, com origem nas células produtoras de melanina, que determina a cor da pele; e não melanoma, mais comum e menos letal.

O tipo melanoma é mais grave por conta da alta probabilidade de metástase, que é quando a doença se espalha pelos órgãos, e corresponde a 3% dos diagnósticos de câncer de pele no país. Já o não melanoma provoca menos mortalidade e tem altas chances de cura desde que seja tratado precocemente.

No geral, a doença se manifesta principalmente em regiões do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Os principais sintomas são o aparecimento de manchas que coçam, descamativas ou que sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

Entre os fatores de risco estão as pessoas de pele e olhos claros ou albinas; com histórico de câncer pessoal ou familiar; com doenças cutâneas; que trabalham sob exposição direta do sol, entre outros. Vale destacar que, se não tratado, o câncer pode causar mutilações graves até mesmo nos casos mais brandos.

 

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema

Cronograma-de-acoes-1080x1350.px_.psd-819x1024

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>