Campanha tem o objetivo de disseminar informação a fim de proporcionar o diagnóstico e tratamento precoce aos soropositivos
A Atenção Primária à Saúde de Extrema iniciou em 06/12 a campanha Dezembro Vermelho, mobilização nacional que luta pela conscientização e prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), em especial o HIV/AIDS. A programação acontece até 27/12 e conta com testagem para diversas doenças nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) da cidade.
HIV/AIDS
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) ataca o sistema imunológico deixando o corpo indefeso contra infecções. Se a pessoa não buscar a terapia antirretroviral (TARV), o vírus acaba incapacitando o sistema imunológico, causando então a imunodeficiência adquirida (AIDS). O tempo para a manifestação da doença varia bastante e em alguns casos pode nunca acontecer. Ainda assim, o vírus pode ser transmitido para outras pessoas.
Inicialmente, os sintomas se apresentam como um cansaço que não melhora, emagrecimento, diarreias, gripes, quadros de doenças respiratórias como rinite e sinusite, bem como herpes simples e herpes zoster. Se não tratada, a pessoa infectada pode apresentar as chamadas “doenças oportunistas”, que se instalam devido a baixa imunidade, como infecções pulmonares, tuberculose etc., com chances de óbito do paciente.
Além da relação sexual (anal, vaginal ou oral) sem preservativo, o HIV também pode ser transmitido de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação, bem como pelo compartilhamento de seringas ou objetos cortantes contaminados. Entre as principais ISTs estão ainda a sífilis, hepatites virais B e C, herpes genital, gonorreia, entre outras.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema