Extrema agora conta com departamento de Achados e Perdidos no município
A Secretaria de Governo por meio da gerência de vigilância patrimonial, que tem como gerente Marcos Furlaneto criou o departamento de Achados e Perdidos de Extrema, a APEX e tem como coordenadora Nayara Siqueira.
De acordo com Marcos, desde o início da criação do departamento de monitoramento, através das câmeras, era perceptível um número grande de pessoas que perdiam documentos e objetos pela cidade e que com a ajuda do monitoramento foi possível encontrar os donos, mas muitos documentos e objetos ficavam perdidos ou eram entregues em vários pontos da cidade, como a rodoviária, correios, Casa do Cidadão, prefeitura entre outros.
Com a criação do APEX, ficará mais fácil encontrar os donos destes documentos e objetos. Todos os documentos e objetos que forem entregues, serão catalogados e haverá uma investigação por parte da coordenadora Nayara, para que este documento seja de fato entregue ao seu dono.
Todos os documentos que forem entregues no departamento serão catalogados e os documentos registrados em ATA, tanto com os dados da pessoa que encontrou, como o responsável pela retirada.
Segundo Marcos, será realizado um intercâmbio com outras cidades que também possuem Achados e Perdidos, afim de se melhorar o atendimento e ter mais ideias que possam contribuir com o desenvolvimento do departamento. Uma visita ao Achados e Perdidos de São Paulo já está prevista para a próxima semana.
Essa é uma demanda antiga no município e o departamento tem como meta devolver a maior parte dos objetos e documentos achados. Outro fator importante é que este não será um deposito de coisas, mas sim um local de utilidade pública, visando a devolução os objetos encontrados.
Será estipulado um tempo útil para os objetos encontrados, como por exemplo: roupas, sapatos, brinquedos etc. E estes após o período útil serão entregues as instituições assistenciais do município para realização de bazares, tendo o departamento um cunho social também.
De acordo com Marcos Furlaneto a intenção é ampliar o atendimento e melhorar cada dia mais com novas ideias, afim de se fazer um trabalho voltado para a população.
Todo o departamento foi organizado a custo zero para o município, onde todos os equipamentos e mobiliários foram reciclados e reutilizados. Até a contratação da coordenadora, foi feita através de um remanejamento na gerência, onde não se aumentou os gastos na folha de pagamento.
O departamento conta também com uma fanpage: www.facebook.com/APEX-Achados-E-Perdidos-735636229966012/
O APEX está localizado no Clube Literário e Recreativo de Extrema (CLRE), agregado à Biblioteca Municipal, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.