O prefeito Fernão Dias, no dia 25/03, esteve no auditório do Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade (Cisem), local onde foram apresentados novos equipamentos para a Guarda Civil Municipal (GCM) e entregues certificados do curso de pilotagem de motocicletas até 600 cilindradas. No evento, foram mencionados os próximos treinamentos que ocorrerão, como o de padronização de trabalho dentro e fora da viatura, e também para diferentes especialidades, como Canil, Cavalaria, entre outros. Também foi abordada a questão da frota, sendo o efetivo informado que a renovação já foi assinada pelo prefeito Fernão Dias.
Todas estas ações visam melhorar o serviço oferecido pela GCM para a comunidade. Para tanto, foram adquiridos novos equipamentos. Entre as armas letais estão pistolas calibre 380 e revólver calibre 38, e entre as armas não letais estão coletes à prova de bala, balas de borracha, espargidores de pimenta, granada antitumulto, além do kit para pelotão de choque, contendo capacete, tornozeleira, escudo e cassetete.
Com relação ao curso de pilotagem, ocorrido em janeiro, participaram um total de 30 guardas, sendo destes seis agentes de trânsito. Este é o mesmo curso de qualificação feito por membros da Polícia Militar. O diretor da representante Honda no município, Ernerto Massami Tsuji, afirmou que a empresa viabilizou o treinamento, pois com a venda de motocicletas a companhia torna-se corresponsável pelo aumento da frota e consequentes problemas no trânsito. Para auxiliar a contenção do índice de acidentes, a empresa proporciona esse tipo de treinamento no Centro Educacional de Treinamento Honda (CETH), em Indaiatuba.
Em seu discurso, o prefeito Fernão Dias relembrou que ao fazer o discurso de que Bragança seria a cidade mais segura do estado de São Paulo, tinha a certeza de que isso se seria possível também devido ao efetivo da GCM.
Foto: DIMP/PMBP