Hortas Escolares e Comunitárias unem teoria e prática para alimentação saudável e educação ambiental em Bragança Paulista

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das leis nºs 3866/2006 e 4581/2017, instituiu a organização de hortas escolares em caráter comunitário e programa de incentivo à implantação de hortas da mesma modalidade a todos os munícipes.

O projeto “Hortas Escolares e Comunitárias: Cultivando Saberes” visa proporcionar aos estudantes e munícipes o contato com a produção de alimentos vegetais desde a fase da preparação do solo até a colheita. Sendo essa uma forma de incentivo à alimentação saudável e instrumento para a Educação Ambiental.

Para o êxito das atividades, os professores-coordenadores e professores foram capacitados, materiais foram disponibilizados para sua viabilização; áreas públicas transformadas em espaços produtivos para a comunidade local, amenizando problemas de saúde pública, além de ser uma forma de motivar idosos, aposentados e desempregados a deixarem o ócio e se envolverem na prática do cultivo.

Atualmente, Bragança Paulista conta com 5 hortas comunitárias: Jardim Fraternidade, Toró, Albergue Municipal, Jardim do Lago e Projeto Casulo. Além disso, são 23 unidades escolares participantes.

A inserção de hortas no ambiente escolar e em áreas públicas, pode ser considerada um laboratório vivo que possibilita a união entre teoria e prática de forma contextualizada. Para tal, se faz necessário dar atenção especial ao resgate cultural do cultivo e também aos bons hábitos alimentares.

Para mais informações sobre as hortas e como receber ações comunitárias nos bairros de moradia, basta entrar em contato com o Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama pelo do WhatsApp: 4034-4542 ou pelo e-mail: sv_pindorama @yahoo.com.br ou ainda pelo Facebook: https://www.facebook.com/centrodeeducacaoambientalsalaverdepindorama.

Fonte: SECOM – Bragança Paulista

Hortas Escolares e Comunitárias unem teoria e prática para alimentação saudável e educação ambiental em Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam