Transporte público e infrações de trânsito lideram ligações para o 156

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A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Pouso Alegre/MG divulgou no dia 17/03 o primeiro balanço do Disque 156, linha exclusiva para reclamações referentes ao trânsito e ao transporte coletivo. Nos primeiros dois meses de funcionamento do sistema, irregularidades cometidas por motoristas e reclamações referentes ao transporte público lideraram o ranking de acionamentos da linha, respondendo por 80,3% das chamadas. Sugestões e pedidos de correção de sinalização de trânsito foram responsáveis por 19,7% das solicitações.

O 156 é um canal exclusivo para atender chamadas relacionadas ao trânsito e ao transporte público de Pouso Alegre. Implantado no final de janeiro, assim como nos canais dedicados às emergências, os três dígitos facilitam o diálogo entre a população e o poder público. Como mais um canal democrático de acesso a informação, ele cria a possibilidade de os moradores levarem suas sugestões e reclamações diretamente aos servidores que operam e fiscalizam o transporte e o trânsito da cidade.

De 21 de janeiro a 11 de março, o telefone foi acionado 61 vezes. Destas, 25 solicitações estavam relacionadas ao transporte público, outras 24 solicitavam a presença de agentes de trânsito para contornar situações de irregularidades ou problemas no tráfego. Outras 12 chamadas diziam respeito a pedidos de sinalização de vias.

O secretário de Transporte e Trânsito, Marcos Aurélio, explica que o atendimento às demandas se dão por duas vias. No caso das ocorrências de trânsito, o atendimento é feito pelos agentes de trânsito, que podem intervir em todos os casos de infração no tráfego. Já as reclamações relativas ao transporte coletivo são encaminhadas diretamente para a concessionária do serviço, que terá um prazo, que pode chegar a 60 dias ou ser de aplicação imediata, para atender a demanda.

Marcos Aurélio lembra que as demandas colhidas diretamente dos usuários tem potencial para formar uma base de dados precisa para orientar políticas públicas eficazes. “As sugestões, solicitações e reclamações dos moradores nos dão um diagnóstico muito preciso dos reais problemas do transporte e do trânsito. Com essas informações, nos credenciamos, cada vez mais, a responder com eficiência as necessidades da população nesses setores”.

 

Fonte: PMPA

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