Iron Cup reúne jovens em competição de robôs no Inatel

image007

A competição reunirá estudantes de diferentes universidades

Mais de 200 jovens de seis estados estarão reunidos no Inatel para a maior competição de robótica do Sul de Minas, a Inatel Robotics National Cup – Iron Cup. A competição acontece nos dias 07 e 08 de março e contará com 22 equipes de universidades federais e particulares e uma equipe do ensino técnico.

A Iron Cup, que faz parte da Inatel Week of Control and Automation – IWCA, é uma competição que envolve diferentes áreas da robótica em disputas de robôs, dividida em cinco categorias, sendo elas Futebol 2D, Futebol VS, mini Sumô, Sumô LEGO e Follow Line (Seguidor de linha).

O Futebol 2D é um jogo de futebol virtual de dois times rivais que através de uma programação específica realizam as tarefas do jogo, assim como em um jogo real. Já na categoria Futebol VS há a presença de três robôs, por time, que jogam o futebol real entre si. Os robôs são autônomos, programados para realizar as jogadas sem a interação com um sistema de controle externo (humano ou máquina).

As categorias mini Sumô e Sumô LEGO possuem regras iguais e gerais a todas as lutas de robô sumô. O que diferencia as categorias é o tamanho e material em que os robôs são construídos. O Sumô LEGO é arquitetado através de um kit LEGO onde o robô não pode ultrapassar 1 kg. No mini Sumô ele poderá ser construído de qualquer material e forma, desde que não ultrapasse ½ kg. Durante a disputa, os robôs devem ser completamente autônomos e não podem sofrem interferência externa.

Já a categoria Follow Line (Seguidor de linha) é composta por carros autônomos pré-programados que devem realizar um percurso completo no menor tempo possível.

O Inatel participará de todas as categorias com a equipe de robótica Robotbulls.

Os participantes chegarão ao campus do Inatel no dia 06 de março, onde poderão realizar treinamentos na arena. As competições acontecerão área de convivência do Inatel – Prédio 5 ao longo do dia 7 e 8. A final acontece a partir das 16h da quarta-feira. O evento é aberto ao público.

IWCA

Pelo 5º ano os cursos de Engenharia e Tecnologia em Automação do Inatel realizam entre os dias 06 e 08 de março a Inatel Week of Control and Automation – IWCA, a semana de automação do Inatel.

O evento contará com palestras de diversos temas, discutindo as aplicabilidades, necessidades e benefícios da automação nos diferentes setores das empresas e indústrias. Além disso, haverá minicursos e a Competição de Robótica, Iron Cup.

Mais informações no site www.inatel.br/iwca

Fonte: Ascom – Inatel

image004

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam