1 a cada 20 bebês no Brasil sofre de alergia ao leite bovino, alimento presente na maioria dos ovos de chocolate
|
A Páscoa é um momento de muita fantasia envolvendo os ovos de chocolate, sendo uma data muito esperada por todas as crianças. Mas o período de brincadeiras e confraternizações pode se tornar um verdadeiro pesadelo para muitas mães. Embora muitas delas não saibam, o leite de vaca, alimento contido na maioria dos ovos de Páscoa, pode ser extremamente perigoso para seus filhos. As proteínas contidas no alimento, como a Caseína, a Alfa Lacto Albumina e a Beta Lacto Globulina, são causadoras de muitas alergias alimentares entre as crianças. Além disso, a Lactose, o açúcar encontrado no leite bovino, pode provocar outro problema alimentar, chamado intolerância alimentar.
Ambos os processos podem ser bastante perigosos, sobretudo a alergia alimentar, que pode levar ao óbito, e pode se desenvolver em qualquer pessoa, independente de sua idade, sexo ou estilo de vida. No entanto, os bebês são os mais afetados pelas doenças, e 1 a cada 20 crianças até o 3º ano de vida sofre com a alergia alimentar, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Já a intolerância à Lactose, como aos demais compostos de diversos alimentos como o Glúten, os crustáceos, além de corantes e conservantes, atinge 25% dos brasileiros.
De acordo com o Coordenador Técnico do Projeto Social Brasil Sem Alergia, o médico Marcello Bossois, a criança é quem mais sofre porque o sistema imunológico dos recém natos ainda é imaturo e seu sistema de defesa ainda não está totalmente formado, facilitando o surgimento da alergia alimentar. “Além deste fator, a introdução precoce de leite de vaca na dieta das crianças prejudica a mucosa intestinal ainda imatura, induzindo a uma resposta imune de alergia”, alerta.
Sugestão de Ovo de Páscoa para evitar as alergias Para alegrar a criançada nesta época de Páscoa sem prejudicar sua saúde é indicado o consumo de ovos de chocolate artesanais, feitos de maneira caseira, para as crianças alérgicas ao leite de vaca. Evitando as alergias, as mães poderão confeccionar seus próprios ovos de Páscoa, que, além de proteger seus filhos, será mais um momento de prazer, união e alegria com suas crianças. Fonte: www.brasilsemalergia.com.br Receita de Ovo de Páscoa Caseiro (ovo de páscoa sem glúten e sem lactose) Ingredientes panela para banho-maria 1 forma para bombons com 12 unidades 1 forma para ovo de páscoa de 300gr 300 gr chocolate em barra (Ouro Moreno ou da Choco Soy). 50 gr mix de frutas secas e castanhas Instruções Corte o chocolate em pedaços pequenos e leve para derreter em banho-maria. Preencha e espalhe na forma do ovo com o chocolate. Não deixe a camada muito grossa. Leve à geladeira por 5 a 10 minutos. Arrume as formas, caso vá colocar recheio nos bombons deixe pronto. Depois passe uma nova camada e coloque o recheio que deseja. Leve à geladeira novamente e aguarde. Reserve um pouco do chocolate para os bombons, preencha a forma com o cuidado de ocupar todos os espaços e leve à geladeira pra endurecer. Espere a forma ficar transparente/fosca para desenformar. É só virar em um tabuleiro que o chocolate sai facilmente. Depois de desenformar deixe descansar 10 minutos em local seco, protegido de umidade, luz e calor. Após esse tempo pode embrulhar conforme deseja. Utilize os bombons para rechear o ovo!
Fonte: www.semglutensemlactose.com
|