A partir de 2017, a OBMEP e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) serão integradas, e a adesão de alunos de escolas particulares deve aumentar o número de participantes, 17,8 milhões em 2016. As inscrições poderão ser feitas pelos colégios até 31 de março, no site http://www.obmep.org.br/
A integração das olimpíadas tem como objetivo estender a todas as escolas do Brasil o acesso a material didático de qualidade para ajudar a despertar o gosto pela Matemática entre os estudantes. Esse tipo de iniciativa tem produzido resultados positivos nas escolas.
As provas da OBMEP serão distribuídas em níveis 1, 2 e 3 – separados de acordo com o currículo escolar – e manterão duas fases de competição, como nas edições anteriores. A 1ª fase será em 6 de junho, e a 2ª fase (fase final), em 16 de setembro. A OBMEP vai premiar separadamente alunos de escolas públicas e privadas.
A OBMEP vai continuar a dar medalhas para estudantes de alunos de escolas públicas (500 medalhas de ouro, 1500 de prata, 4500 de bronze e até 46.200 menções honrosas), como nas edições anteriores, mas também destinará medalhas a estudantes de escolas particulares (25 ouros, 75 pratas, 225 bronzes e até 5.700 menções honrosas).
Na última edição da OBMEP, 17,8 milhões de alunos de 99,6% dos municípios brasileiros e mais de 47 mil escolas participaram da disputa.
Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem contribuído com a descoberta de jovens talentosos no país e com a melhoria do ensino da Matemática no Brasil.
Fonte: www.obmep.org.br