Órgão também auxilia os moradores de Extrema sobre como proceder em caso de fraudes em compras online
No mês em que se comemora o Dia do Cliente (15 de setembro), as empresas organizam e divulgam diversas ações para aumentar as vendas, como promoções, ofertas especiais e cupons de desconto. Para que o consumidor não caia em golpes, o Procon Câmara pede cuidado redobrado na hora de fazer compras pela internet.
“Confira se o site onde está realizando a compra é confiável, pesquisando no Reclame Aqui ou em comentários na internet. Desconfie de ofertas que parecem boas demais, sobretudo aquelas que são realizadas exclusivamente via WhatsApp, pois podem se tratar de golpes. E evite fazer pagamentos instantâneos, como PIX, opte por compras no cartão de crédito, que podem ser contestadas depois, caso necessário”, orientou a gerente do Procon Câmara, Luísa Ortiz.
Outros cuidados que o consumidor pode adotar para evitar fraudes e golpes em compras online são: não utilizar redes wi-fi públicas e não seguras; cadastrar senhas fortes; manter softwares atualizados; verificar nas políticas de privacidade e devolução do site/empresa se os dados do comprador são sigilosos e mantidos de forma segura.
Segundo a pesquisa E-commerce Trends 2024, realizada recentemente pela Octadesk, plataforma de atendimento via chat, em parceria com o Opinion Box, empresa de pesquisa de mercado online, 62% dos brasileiros realizam de duas a cinco compras online por mês. Com o crescimento do comércio eletrônico no país, aumentaram também as fraudes. Em 2022, os consumidores tiveram um prejuízo de R$ 551 milhões em golpes, de acordo com um levantamento feito pela OLX, plataforma de compra e venda online, e AllowMe, empresa de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais.
O Procon Câmara auxilia os moradores de Extrema sobre como proceder em caso de golpes em compras online. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem intervalo para almoço), na Rua Antônio Onisto, 369, Centro. Mais informações pelo telefone (35) 3435-2052 ou no WhatsApp (35) 99907-3268.
Fonte: Assessoria Procon Câmara