Mês do cliente: Procon dá dicas para consumidor não cair em golpes

Órgão também auxilia os moradores de Extrema sobre como proceder em caso de fraudes em compras online

No mês em que se comemora o Dia do Cliente (15 de setembro), as empresas organizam e divulgam diversas ações para aumentar as vendas, como promoções, ofertas especiais e cupons de desconto. Para que o consumidor não caia em golpes, o Procon Câmara pede cuidado redobrado na hora de fazer compras pela internet.

“Confira se o site onde está realizando a compra é confiável, pesquisando no Reclame Aqui ou em comentários na internet. Desconfie de ofertas que parecem boas demais, sobretudo aquelas que são realizadas exclusivamente via WhatsApp, pois podem se tratar de golpes. E evite fazer pagamentos instantâneos, como PIX, opte por compras no cartão de crédito, que podem ser contestadas depois, caso necessário”, orientou a gerente do Procon Câmara, Luísa Ortiz.

Outros cuidados que o consumidor pode adotar para evitar fraudes e golpes em compras online são: não utilizar redes wi-fi públicas e não seguras; cadastrar senhas fortes; manter softwares atualizados; verificar nas políticas de privacidade e devolução do site/empresa se os dados do comprador são sigilosos e mantidos de forma segura.

Segundo a pesquisa E-commerce Trends 2024, realizada recentemente pela Octadesk, plataforma de atendimento via chat, em parceria com o Opinion Box, empresa de pesquisa de mercado online, 62% dos brasileiros realizam de duas a cinco compras online por mês. Com o crescimento do comércio eletrônico no país, aumentaram também as fraudes. Em 2022, os consumidores tiveram um prejuízo de R$ 551 milhões em golpes, de acordo com um levantamento feito pela OLX, plataforma de compra e venda online, e AllowMe, empresa de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais.

O Procon Câmara auxilia os moradores de Extrema sobre como proceder em caso de golpes em compras online. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem intervalo para almoço), na Rua Antônio Onisto, 369, Centro. Mais informações pelo telefone (35) 3435-2052 ou no WhatsApp (35) 99907-3268.

Fonte: Assessoria Procon Câmara

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