Sempre as mulheres me perguntam se a menstruação tem influência na atividade física, a resposta é que a menstruação não tem influência significativa sobre o desempenho físico da mulher. Mas algumas mulheres durante o período pré e o menstrual perdem um pouco do seu empenho físico, por outro lado, as atividades físicas criteriosas e regulares podem diminuir e até extinguir sintomas pré-menstruais como cólicas, cefaléia, náuseas, tonturas, mau humor e seios doloridos.
Entretanto é muito importante respeitar o ciclo menstrual de cada mulher, no geral a mulher nunca deve ter um treinamento igual durante todo o mês devido às suas mudanças hormonais.
Antes de discutirmos a influência do ciclo menstrual no desempenho de atletas, vamos analisar o que ocorre normalmente durante o ciclo:
- 1o ao 4o dia do ciclo, o rendimento pode ser maior ou menor dependendo da mulher, este rendimento é reduzido no dia de maior fluxo.
- 5o ao 12o dia é a fase de melhor desempenho das mulheres, onde o Professor de Educação Física pode exigir mais nos exercícios.
- 13o ao 21o dia a mulher tem um rendimento normal.
- 22o ao 28o dia tem um desempenho reduzido devido aos efeitos do pré-menstrual.
Certas mulheres não apresentam qualquer alteração percebível na capacidade de desempenho, independente do ciclo menstrual. Outras, no entanto, apresentam uma dificuldade considerável em diferentes períodos do ciclo. Mas nem todas as mulheres têm as mesmas variações de rendimento, durante os mesmos períodos, por isto é muito importante à mulher analisar seu ciclo e tentar tirar um melhor proveito do mesmo, reduzindo ou intensificando os exercícios, visando um melhor rendimento sem a necessidade de interromper o treinamento por causa da menstruação.
Um conselho para as mulheres atletas e ou mulheres que praticam exercícios de forma regular é que diminuam consideravelmente o volume e a intensidade dos exercícios quando estiverem com alguns sintomas, como a TPM (tensão pré-menstrual) ou dismenorréia (cólica forte durante o período menstrual).
Uma dica é: antes de qualquer coisa procure um médico especializado em medicina esportiva ou um ginecologista para tentar diminuir os sintomas causados pelo ciclo menstrual para se tentar manter os níveis de treinamento constantes, ocasionando, assim, menor queda do rendimento.
Agora se você não suporta a TPM? “Case-se com um homem”. Como diria Luiz Fernando Veríssimo. “Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia.” E neste dia 8 de março comemoramos o dia internacional da mulher, uma data que deve ser comemorada devido às grandes conquistas que as mulheres conseguiram ao longo dos séculos e o mais importante, suas grandes capacidades de se igualarem e serem superiores aos homens.
Parabéns para você Mulher, nesse seu Dia Internacional da Mulher!
Rafael Guedes Consultoria em Bem-Estar
www.rafaelguedes.com