Elas não se limitam e estão por toda parte com seu charme, delicadeza, atenção aos detalhes e muita determinação. As mulheres realmente têm conquistado espaço em todos os setores da sociedade, inclusive no trânsito, pilotando de bicicletas a aviões.
Há poucos anos, pilotar uma moto era coisa para homens e a imagem que se tinha de um motoqueiro era ainda mais masculinizada pelas características dos motociclistas da época. Barba comprida, roupas pretas, jeans esfarrapados e uma postura nada delicada. Era assim que os víamos nos filmes e nas ruas. Quando não chegavam a este ponto, uma jaqueta preta e uma luva com os dedos para fora logo os identificava. Nesta época, o mais perto que uma mulher chegava de uma moto era para subir na garupa.
De uns tempos para cá, o cenário vem se transformando. As motocicletas estão ficando cada vez mais leves, menores e fáceis de serem sustentadas. O trânsito, por sua vez, vem ficando cada vez mais caótico. Soma-se a isto o baixo custo, a agilidade e a renda que a moto é capaz de trazer. Pronto: está desenhado o cenário ideal para que elas se interessem por pilotar sobre duas rodas – e muito bem, diga-se de passagem. Um levantamento feito pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas) revela que atualmente 25% do público consumidor é do sexo feminino.
Outra mudança aconteceu para impulsionar ainda mais esses dados, a jornada diária de trabalho da mulher não é mais a mesma. Atualmente, sua rotina não se resume a somente cuidar dos filhos, casa e marido, como antigamente. Elas conquistaram o mercado de trabalho e a motocicleta acabou sendo uma aliada para otimizar seu tempo. Além disso, com a chegada das Scooters, as mulheres ganharam mais motivação para entrar para o mundo das duas rodas. Cores e grafismos femininos são os indicativos maiores de que elas realmente estão no mercado.
Os fabricantes não demoraram a identificar esta necessidade e oportunidade. Nos últimos anos, estão lançando modelos cada vez mais adequados para o público feminino. Elas adoraram, pois não precisam mais passar a perna por cima do banco. Os modelos são mais leves, possuem espaços, porta objetos e para agradá-las de vez por todas, podem ser pilotadas até de saia.
Os números de emplacamentos de motocicletas no Brasil demonstram que esta é uma realidade que só tende a se consolidar. Considerando apenas os cinco maiores fabricantes do país, nos últimos 10 anos estas marcas cresceram num volume de 95,86%, já o mercado de Scooters e CUBs, que são os modelos preferidos do público feminino, cresceu 219%. Naturalmente, não foram somente as mulheres as responsáveis por este crescimento, mas estes dados revelam o quanto este mercado está em ascensão.
As motos estão cada vez mais adequadas e preparadas para o público feminino. Os fabricantes de acessórios, cada vez mais empenhados em ter produtos especialmente projetados para as mulheres e o trânsito cada vez mais seguro. Que me desculpem os rapazes, mas elas pilotam de maneira muito mais segura e civilizada que nós, homens.
Então, que possamos ver cada vez mais capacetes cor de rosa, cabelos ao vento e unhas bem feitas nos guidões das motos. Elas representam um potencial de mercado incrível. Os fabricantes que se preparem, pois em breve, os acessórios das motos terão que combinar com a bolsa e o sapato.
Por Fernando Medeiros.
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