No último dia 29, foi a vez dos moradores do entorno e do bairro Jardim São José conhecerem o programa ‘IPTU Mais Justo’. O encontro, que ocorreu na escola municipal Professora Maria da Graça de Moraes Palombello, contou com a presença da prefeita em exercício Professora Huguette, membro do Legislativo, secretários municipais, além de cerca de 150 munícipes. A 10ª audiência pública teve como intuito explicar e ouvir a opinião dos munícipes sobre o funcionamento do programa social.
A reunião teve início com a explanação da equipe técnica, em que foram apresentados dados do programa, como ele foi calculado e quais os benefícios que a população ganha com isto. Caso o programa seja aprovado pela Câmara Municipal, em 2016 o bairro Jardim São José terá redução do imposto em 60% dos imóveis.
Além disso, os bairros Jardim Primavera e Jardim do Lago terão 98% de imóveis beneficiados pela redução, o bairro Jardim Lago do Sul terá 91%, e, por fim, o Taboão terá redução em 50% das residências do bairro. No total, 36 mil imóveis do município serão beneficiados, isto significa que 70% das residências bragantinas terão redução ou isenção do imposto.
Após a explanação, a equipe abriu espaço para que os munícipes fizessem perguntas sobre o programa. Foram abordados temas como isenção de imposto para aposentados, imposto de lotes em expansão urbana, casos de residências que pagam aluguel, entre outros.
Em sua fala, a prefeita em exercício ressaltou a importância das audiências públicas realizadas pelo Executivo. “A opção da Administração foi ir até povo, falar com os munícipes, deixar que eles sanem todas as dúvidas e tomar uma decisão junto de todos. É isso que estamos fazendo”, disse Professora Huguette.
Encerrando a audiência, a prefeita em exercício pediu a opinião dos munícipes sobre a reapresentação do programa na Câmara Municipal. A população concordou de forma unânime que o programa seja reapresentado.
Próximas audiências
O bairro Santa Luzia também receberá a audiência, que ocorrerá no dia 5 de novembro, na escola municipal Cel. Ladislau Leme, localizada na rua Antônio Giacomo José Zordo, s/nº. Já para munícipes que residem na região do Jardim Recreio, o encontro será no dia 12 de novembro, no ginásio municipal de esportes Agostinho Ercolini, situado na avenida São Vicente de Paula, s/n°.
E, por fim, dia 17 de novembro, os moradores do Jardim São Miguel poderão conferir o programa na escola municipal Professor Carlos Frederico dos Santos Silva, localizada na avenida Paschoalino Cataldo, 473, encerrando, assim, a série de 13 audiências públicas sobre o ‘IPTU Mais Justo’.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista