Mutirão retira três caminhões de resíduos das margens do Rio Mandu

 

1

 

A Secretaria de Governo de Pouso Alegre divulgou, por meio da Gerência de Recursos Hídricos, um balanço do mutirão de limpeza feito no Rio Mandu no sábado (30). O trabalho reuniu cinco secretarias da Prefeitura, o 14º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército, o Viveiro São Francisco e a Coordenadoria de Trabalhos com Recuperandos da APAC. Em quatro horas, o grupo retirou três caminhões de resíduos das margens do rio. A ação se deu entre a ponte da Avenida Ayrton Senna e a Avenida Vereador Antônio da Costa Rios.

A operação desenvolvida como projeto piloto testou a mobilidade e capacidade de organização das entidades envolvidas. “Acredito que com essa união e apoio importantíssimos, podemos intensificar nossas atividades continuamente, com número cada vez maior de participantes”, propõe a bióloga e coordenadora da Gerência de Recursos Hídricos, Thaiz Moreira.

O mutirão retirou manualmente resíduos como sacos plásticos, materiais de campanha abandonados, móveis velhos, pet’s, garrafas, cacos, pneus, latinhas, roupas, copos e garrafas. O material encontrado evidenciou um problema já conhecido. Boa parte dos resíduos encontrados são jogados por moradores das redondezas do rio.

Por conta disso, está em estudo ações paralelas voltadas para conscientizar e coibir o lançamento de resíduos no rio. A tarefa deve ser desempenhada em conjunto com o Departamento de Fiscalização e Posturas da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. A ação focaria na a omissão e negligência na disposição ilegal de lixo as margens do Mandu.

Segundo a coordenadora da Gerência de Recursos hídricos, está sendo proposto um cronograma de mutirões de limpeza para o mês de janeiro. Uma das ações pensadas para os próximos trabalhos é a utilização de um barco para coletar resíduos em locais de difícil acesso.

Participação

Ao todo, cinco secretarias municipais participaram da ação do fim de semana. As pastas de Governo, Obras, Saúde, Defesa Social e Educação, além da Gerência Municipal de Recursos Hídricos e da Defesa Civil Municipal e a Subsecretaria de Limpeza Urbana.

 

2

 

3

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Pouso Alegre

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam