Ter uma categoria profissional ainda é o sonho de muita gente, mas muitos ficam na dúvida na hora de mudar de CNH e até na hora de contratar, isso porque até nas empresas tem gente que não tem claro o que se pode dirigir com cada categoria de CNH.
A A é para veículos motorizados de duas ou três rodas.
A B é para 4 rodas ou mais, desde que com peso até 3.500 quilos ou até 8 passageiros mais o motorista.
A C é para veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total seja maior que três mil e quinhentos quilos.
A D é para veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares + o motorista.
E a E, é aí que complica…, é para combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.
Muitos podem até estranhar essa tabela, porque tem gente que acha que a carta C não existe mais, muitas empresas não aceitam, preferem a D, mas para trabalhar com carga, não faz diferença ter uma ou a outra. A grande diferença entre elas é que para tirar a D o candidato precisa ter no mínimo 21 anos, enquanto a C já pode ser tirada aos 19.
Fonte: Trucão com Pé na Estrada