O programa disponibiliza maquinários e serviços a pequenos e médios produtores rurais.
A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, vem realizando o programa “Patrulha Agrícola” que tem auxiliado produtores locais do município. A atual Administração Municipal tem intensificado o programa e o atendimento ao pequeno e médio produtor da zona rural, oferecendo orientações e assistência técnica no setor agrícola.
Através da Patrulha, são disponibilizados para locação maquinários especializados como tratores, retroescavadeiras, bem como serviços voltados ao plantio, como reforma de pastos, semeadura de grãos e hortaliças, dentre outros. Tudo é feito a um custo inferior ao mercado, correspondente ao deslocamento dos equipamentos e do combustível, gerando uma economia de até 60% aos produtores.
A Secretária de Desenvolvimento dos Agronegócios, Gislene Bueno, explica como é realizado o processo de contratação do serviço pelos produtores rurais. “É feito um contrato com o produtor, nós vistoriamos o local e o trabalho que deverá ser realizado e, logo em seguida, é dada a ordem de serviço. Essa atividade tem um custo no qual o agricultor paga uma porcentagem pequena, apenas para o deslocamento e manutenção dos maquinários”.
O proprietário do sítio “Jataí”, situado no bairro do Agudo, Paulo Ramos, conta com os serviços da patrulha há muito tempo e solicitou novamente o auxílio de um dos maquinários em sua propriedade. “Eu sempre mantive um relacionamento muito bom com a Prefeitura, especialmente com os Agronegócios. É a segunda ou terceira vez que uso esse tipo de serviço, inclusive da última vez foi feita a colocação de tubos para melhorar o escoamento das águas pluviais no acesso ao sítio, porque sempre alagava durante o período de chuvas”, conta.
Na última segunda-feira, 22, a Patrulha esteve no bairro do Morro Grande da Boa Vista, onde José Aparecida da Silva solicitou o uso do maquinário Grade Aradora, que foi usado nos trabalhos de renovação de pasto para criação de gado, em dois alqueires de terra.
Para utilizar este serviço, o pequeno e médio produtor da zona rural, deve se dirigir até a Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios que fica localizada nas dependências do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta). Os interessados devem informar o trabalho a ser executado, para que um funcionário realize a avaliação da demanda. Para mais informações o telefone da Secretaria é (11) 4035-7670.
Os preços dos serviços prestados pela Patrulha Agrícola foram fixados por meio do Decreto nº 2537, de 25 de agosto de 2017.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista