As chuvas desse período são essenciais para o bom desenvolvimento das mudas no campo. Esse é o momento mais apropriado para dar início à restauração florestal, seja ela no entorno das nascentes, nas margens dos cursos d’água, áreas de encosta ou topos de morro. Não importa o local, o importante é lembrar que o período de chuvas contribui fortemente para o sucesso do plantio. E essa ação é essencial para garantir água em quantidade e qualidade.
Com a intensa seca dos últimos dois anos, muitas nascentes diminuíram ou até secaram. Isso é resultado da falta de cobertura de vegetação nativa no solo. É essa vegetação que faz a função de proteger e garantir que a água que vem das chuvas possa continuar no seu ciclo, infiltrando no solo devagar e abastecendo as nascentes.
A Associação Ambientalista Copaíba, através do seu Viveiro Florestal produz mudas de árvores voltadas à restauração florestal. São cerca de 100 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica disponíveis.
As mudas, no Viveiro, são comercializadas como forma de contribuir para a sua produção. Mas a Copaíba também doa as mudas e apoia a restauração florestal em propriedades localizadas nas bacias dos rios do Peixe e Camanducaia.
Para saber mais e aproveitar o período das chuvas, entre em contato com a instituição pelo telefone (19) 3895-8382. Mais informações no site www.copaiba.org.br. É só cadastrar a propriedade!