Associação é dedicada ao fomento da aplicação da ciência e das práticas de Gerenciamento de Projetos
Na próxima terça-feira, dia 20 de março, o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel fechará mais uma nova e importante parceria na área de gestão de projetos. A abertura de um escritório regional do sul de minas do PMI (Project Management Institute) no campus da instituição, em parceria com o PMI-Minas Gerais. A ação visa desenvolver os conhecimentos técnico- gerenciais da comunidade sul mineira em gestão de projetos por meio de trabalhos e eventos técnicos.
A abertura desta parceria será marcada com um workshop e uma palestra. Participará Moisés de Luna, Presidente do PMI- MG e Pedro Paulo Coutinho, Diretor de Certificação e Desenvolvimento Profissional do PMI-MG. O workshop sobre o tema: “Agile Project: utilizando o framework Scrum no gerenciamento de projetos” será iniciado às 14h30 no Laboratório de Ideação do Inatel. Já às 19h30 no auditório Aureliano Chaves, os participantes participarão da palestra “Como gerir projetos de sucesso em cenários desafiadores?”, com o Presidente do PMI.
O PMI-MG é uma associação sem fins lucrativos, dedicada ao fomento da efetiva aplicação da ciência e das práticas de Gerenciamento de Projetos no Estado de Minas Gerais. Com esta parceria, a estrutura que o Inatel oferece será utilizada para promover palestras, eventos de gestão de projetos, seminários e também para a atração de novos membros para o PMI-MG.
“As ações realizadas pelo PMI-MG no Inatel serão voltadas para os gerentes de projetos, empresários, profissionais que se interessam na área e alunos de graduação ou de pós-graduação. A expectativa é de que pelo menos uma atividade por mês seja realizada no Inatel”, comentou Breno Gontijo Tavares, professor do Inatel e Coordenador regional do PMI-MG Sul de Minas.
Para quem participará das ações promovidas por meio desta parceria, haverá benefícios. Os participantes terão contato com palestrantes que possuem experiência na área de gestão de projetos, contato com o PMI que é o maior instituto de gestão de projetos, e também poderá realizar networking com outros profissionais que trabalham ou estudam sobre a gestão de projetos.
Sobre o palestrante
Moisés Luna é certificado PMP e voluntário no PMI-MG desde 2008, tendo exercido papéis de Executivo Nomeado, Diretor de filiação, Diretor de Administração e Finanças e, atualmente, Presidente. Atua também como consultor em gerenciamento de projetos e é professor convidado de diversas instituições de ensino de Belo Horizonte e interior de Minas Gerais. Moisés foi um dos quatro brasileiros selecionados para participar do maior programa de desenvolvimento de lideranças do PMI (Leadership Institute Master Class 2015). Como Diretor de filiação, foi responsável pela condução de um time de voluntários que atuou na implementação de um sistema CRM de relacionamento com o filiado, criando um canal mais intenso de interação entre o Chapter e os seus associados. Tais esforços geraram oportunidades de compartilhamento de experiências com a comunidade global do PMI e contribuíram fortemente para que o PMI-MG fosse reconhecido com o prêmio Latin America Retention Awards 2013, conferido em função dos programas e iniciativas veiculadas pelo Chapter e que aumentaram significativamente as taxas de retenção de membros. Destaque também para a participação em quatro edições do PMI-LIM (Leadership Institute Meeting). Encontros promovidos pelo PMI-GOC (Global Operations Center) para capacitação de líderes na América Latina e do Norte.
Sobre o Inatel
O Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica. Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece seis cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado em Telecomunicações. Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, consultoria e calibração de equipamentos. Possui parcerias com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais. Desde 2016, é unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil. Mais informações: www.inatel.br.