Pouso Alegre investe na preservação de suas tradições culturais

tradicoespopulares_econtrodecarrosdeboi_pousoalegre

Dona de uma diversidade cultural marcante, a cidade de Pouso Alegre/MG se esforça para preservar suas tradições. São festas e ritos centenários que remetem às origens de sua formação social, política e econômica, além de expressar o modo de vida particular de seus habitantes. Nos últimos anos, os encontros de carros de bois e de Folia de Reis se tornaram bons exemplos do trabalho cujos resultados são frutos, em boa medida, da política de incentivos desenvolvida pela Secretaria de Cultura e Turismo para o segmento.
As pessoas costumam olhar para uma cidade em um processo tão acelerado de desenvolvimento econômico e imaginam que não há mais espaço para as tradições, para os monumentos históricos e manifestações culturais tradicionais, aponta o secretário de Cultura José Clévio. Mas ele afirma que essa é uma visão ultrapassada. Preservar as tradições num contexto de pujança econômica é um dever, uma escolha inteligente e pode ser, ainda, um excelente negócio para a cidade, observa.

A última grande festa tradicional apoiada pela Secretaria ocorreu há dez dias no bairro dos Afonsos. O 6º Encontro de Carros de Boi. Milhares de pessoas acompanharam a o trajeto dos carreteiros que mantêm viva uma das mais icônicas tradições mineiras. Provando a força da tradição, pelo menos 100 carros de toda a região participaram do encontro. “O objetivo dos incentivos que temos dado a essas manifestações culturais é manter viva a tradição e, principalmente resgatar o valor histórico desses ritos”, explica o secretário.

Se por um lado o resgate dos valores tradicionais cumpre a função de reavivar a história, por outro se alia à estratégia da Secretaria de Cultura de tornar Pouso Alegre um destino turístico mais atraente. Com boa infraestrutura hoteleira e importância econômica ascendente, que atrai o turismo de negócios, o desafio agora é incrementar pontos de visitação. Alguns deles passam por reformas, é o caso do Cristo, que está ganhando um mirante, da Via Gastronômica e da Avenida Uberlândia. “Além desses pontos, em breve, iniciamos a reforma da Via Gastronômica e da Maria Fumaça”, revela o secretário.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam