Pouso Alegre sedia Plenária Final da Etapa Regional do Parlamento Jovem

1 2 3

Nesta quinta-feira, 04, mais de 60 jovens da região discutiram formas de melhorar a qualidade de vida para os idosos no Estado. O tema “Envelhecimento e qualidade de vida” norteou as discussões da Plenária Final da etapa regional do Parlamento Jovem (PJ), que aconteceu na Câmara de Pouso Alegre. Nessa etapa, foram eleitas as propostas que vão representar a região Sul na etapa estadual do PJ. Os jovens apresentaram as propostas, argumentam sua fundamentação e depois votam se aquela proposta deve ou não ser levada adiante. O tema é divido em três subtemas: “Direito ao envelhecimento com qualidade”, “Promoção da convivência intergeracional” e “Protagonismo social e político do idoso”.

Ao todo, 27 Câmaras participam do PJ 2014. Neste ano o Parlamento Jovem foi regionalizado, possibilitando a participação de mais câmaras no projeto. Segundo a coordenadora do polo regional, Tatiana Rezende, a organização da plenária final exigiu um esforço integrado das cidades e um trabalho intenso dos servidores da Câmara de Pouso Alegre. “A preparação começou bem antes. Há dois meses Pouso Alegre já está se preparando para receber bem os estudantes dos Parlamento Jovem, os coordenadores e visitantes que estão conhecendo melhor como funciona a dinâmica. Nos preparamos para que tudo pudesse acontecer nos moldes da plenária final e assim os jovens já podem se acostumar com a dinâmica que vão encontrar na Assembleia Legislativa”, explica Tatiana Resende.

O Polo Sul de Minas é composto pelas cidades de Carvalhópolis, Monte Sião, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Santa Rita de Caldas. Maria Inês Silva é presidente da Câmara de Santa Rita de Caldas e ainda coordena as atividades do PJ na cidade. “Nos reunimos quinzenalmente há seis meses e os estudantes se identificaram tanto com o tema que desenvolveram, para as Comemorações do 7 de Setembro, um informativo para os idosos: ‘Saber seus direitos também é independência’. Acredito que, em todos os municípios que integram a nosso polo, fizemos um trabalho intenso de despertar para a cidadania, que é o intuito do PJ”, conta Maria Inês Silva.

O evento foi prestigiado por presidentes, vereadores e servidores de 11 Câmaras da região e Assembleia Legislativa junto com os deputados estaduais.

O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e da PUC Minas. Para Alexandre Teixeira, representante da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais a escolha do tema vem de encontro com uma necessidade da própria sociedade. “Para nós foi uma grata surpresa ver que este foi um dos temas que teve mais adesão, mais envolvimento. Nossa hipótese para isso é que este é um tema que toca emocionalmente a todos, afinal todo mundo tem um idoso na família e todos que tiverem sorte vão envelhecer. Este é um tema muito feliz devido a sua efetividade dentro do projeto e da necessidade de se discutir a questão já que a população brasileira está envelhecendo”, argumenta Alexandre Teixeira.

Fernanda Machado é uma das coordenadoras do projeto na Assembleia Legislativa. Para ela, os resultados do projeto em todo o estado demonstram a importância de se dar ao jovem a oportunidade de expor suas ideias e colaborar de forma efetiva. “É muito gratificante essa experiência. Nossa expectativa é ter muito mais participação nas próximas edições. Vemos o comprometimento das Câmaras, como é o caso de Pouso Alegre e da região do polo Sul de Minas que se dedicam em aprofundar as discussões com os jovens ao trabalhar cada tema”, conta a coordenadora.

Conheça as propostas eleitas na plenária final da etapa regional do PJ:

Subtema 1: DIREITO AO ENVELHECIMENTO COM QUALIDADE DE VIDA

1.            Criação e manutenção de locais de atendimento onde os idosos terão acesso a atividades físicas, alimentação controlada e seriam desenvolvidas atividades de cultura, esporte e lazer.

2.            Criação de um programa que propicie a construção de moradias populares adaptadas às necessidades dos idosos, em que as casas são destinadas aos idosos sem recursos e moradia; sendo necessárias comprovações de renda. O idoso se tornaria morador da casa sem ter de pagar e após seu falecimento a residência seria repassada a outro idoso.

Subtema 2: PROMOÇÃO DA CONVIVÊNCIA INTERGERACIONAL

1.            Realização de campanhas públicas para conscientização a respeito dos direitos dos idosos, bem como a promoção intergeracional, com atividades socioculturais contínuas realizadas em parceria com o poder público e a sociedade civil, a fim de repassar experiências sociais, entre outras, gerando a aproximação jovem-idoso.

Subtema 3: PROTAGONISMO SOCIAL E POLÍTICO DO IDOSO

1.            Encaminhamento ao Governo Federal de proposta de modificação da legislação vigente no Estatuto do Idoso no tocante à obrigatoriedade da criação de um Conselho Tutelar do Idoso, nos moldes do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, em que os conselheiros se dediquem integralmente à proteção do idoso e serão remunerados para essa atividade.

2.            Criação do programa “Idoso Mais Digital”, pelo Governo do Estado, em todas as instituições que oferecem cursos de informática, tais como Instituto Federal (IF), Uai TEC, Sistema S de Educação e outros presentes no município, para disponibilizá-los aos idosos.

 

Fonte: ASCOM Câmara Municipal de Pouso Alegre

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>