Praça Coronel Simeão é entregue à população

Foi entregue na última quarta-feira, 16, a primeira etapa das reformas das praças centrais de Extrema. Após alguns meses a Praça Coronel Simeão foi reaberta e a população pôde sentir a alegria de, novamente, estar no espaço após o trabalho de revitalização realizado, cujo projeto tem como grande objetivo resgatar a originalidade das praças centrais para as famílias extremenses e visitantes do município.

A praça conta com um pequeno anfiteatro, para ser aproveitado para apresentações culturais e nele está representada a árvore do conhecimento em mosaico, feito por Leonardo Posenato, um dos mosaicistas mais reconhecido no Brasil. O pavimento também teve inovações com o piso ecológico intertravado, aumentando a durabilidade, mudando o ambiente visualmente e aumentando a capacidade de drenagem.

Nos canteiros da praça, foram plantadas duas Mirindiba-rosas, uma árvore tropical bem rústica, indicada para arborização urbana, e mais duas Pau-cigarras, sendo essa de menor porte e com floração amarela. A reforma também inova o paisagismo que traz para o jardim um sistema de irrigação automatizado. Tem por objetivo garantir de forma racional a quantidade de água para as plantas. É possível fazer a programação de “rega” segundo a idade, espécie e estação do ano. Conta com um sensor de chuva que desabilita o sistema durante este evento. A iluminação também foi valorizada com a instalação de postes de luz com estilo mineiro de praças de interior.

Com a reforma toda o contexto histórico foi valorizado. A fachada da Escola Estadual Odete Valadares foi valorizada. Patrimônio tombado, a escola recebeu nova pintura e, com a configuração do espaço após a reforma, a escola pôde ser reintegrada ao espaço. O busto do Coronel Simeão Stylita Cardoso (1855/1919) que dá nome da praça foi todo restaurado e refeito em bronze, pelo renomado escultor Pedro César, responsável por réplicas e bustos de personalidades em diversas cidades turísticas do Brasil. As placas de informação histórica contam com QR Code com informações complementares que podem ser acessadas por turistas e visitantes da praça.

No local, foram instalados ainda novos mobiliários feitos de madeira plástica e serralheria artística, sendo retirado do meio ambiente cerca de 700 mil garrafas pets e embalagens de creme dental, sendo de maior durabilidade e, ainda, sustentável.  Para garantir os cuidados com a nova praça, houve a contratação de vigia 24 horas, responsável por manter a organização e segurança da praça.

A ideia é que com a reforma completa das praças centrais, o local ganhe ares de praça de interior, sem grandes monumentos ou instalações modernas, mas com elementos que harmonizem com seu entorno. O projeto já prevê que as praças sejam totalmente acessíveis a cadeirantes, idosos e a população em geral.

Para a Secretária de Turismo, Ana Paula Odoni Michelini, o projeto de revitalização vem de acordo com o trabalho de fortalecimento turístico local. “Ficamos muito felizes de poder resgatar a cultura da praça interiorana mineira. Estamos trabalhando com afinco para melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos munícipes e preparando nossa cidade para consolidar a atividade turística e assim gerar renda através dos saberes e fazeres. Para mim, foi emocionante ver a alegria da população quando tiramos os tapumes. Ao admirar a praça tenho certeza que estamos no caminho correto da sustentabilidade. Aproveito para agradecer toda as pessoas que fizeram parte da comissão técnica do projeto e ao prefeito João Batista, sempre atento aos anseios da população”, afirmou.

Segundo o Prefeito João Batista da Silva, esse é mais um presente para toda a comunidade de Extrema: “Estamos muito felizes de poder resgatar um pouco da memória de Extrema através da reforma da praça. Nossa cidade está cada vez caminhando para proporcionar mais qualidade de vida para todos que por ela passem. Para os que são filhos da terra e para os que aqui encontraram um porto seguro. Meu sentimento nesse momento é de pertencimento a uma cidade que acolhe todos que aqui vivem e todos aqueles que a visitam. A revitalização também fortalecerá o comércio local do entorno que se beneficiarão com a nova configuração das praças após a conclusão total das obras, além de melhorar a atratividade para os turistas, uma vez que o Centro de Informações Turísticas que fica localizado na praça é o ponto de chegada para nossos visitantes. Parabéns Extrema!”, finaliza.

IMG_0562

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam