Na terça-feira, 17 de novembro, o prefeito de Extrema, Dr. Luiz Carlos Bergamin esteve reunido com os comandantes gerais da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini e do Corpo de Bombeiros, Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira para discutir ações de melhoria na Segurança Pública de Extrema.
Em dezembro do ano passado, foi instalado em Extrema o 59º Batalhão de Polícia Militar, em substituição à Companhia Independente que estava em atividade. A conquista foi tentada por vários anos e tem diversas implicações para Extrema e cidades vizinhas. Como Batalhão a unidade da Polícia Militar em Extrema ganha mais autonomia administrativa e também alguns diferenciais na estrutura como um número maior de policiais.
Durante a reunião com o comandante geral da Polícia Militar em Minas Gerais, o prefeito, Dr. Luiz Carlos Bergamin assinou o protocolo de intenções comprometendo a Administração Municipal a construir o prédio do Batalhão, que ficará localizado ao lado da Prefeitura na Praça dos Três Poderes. O prédio de 1.500 metros quadrados ficará num terreno de 6 mil metros quadrados, podendo assim receber futuras expansões.
“Este é um investimento importante para Extrema, pois, vai abrigar mais policiais e mais equipamentos que vão oferecer melhor segurança para nossa população. Lutamos muito para trazer o Batalhão para Extrema e vamos continuar lutando agora para elevar a delegacia seccional em delegacia regional de Polícia Civil”, explicou Dr. Luiz.
O comandante geral da Polícia Militar em Minas Gerais, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini fez questão de ressaltar a importância da parceria da PM com a Prefeitura, “em muitas cidades, a Prefeitura não tem dinheiro para contribuir com o trabalho, o que limita muito a ação da Polícia Militar, por sorte, em Extrema temos o oposto, temos uma prefeitura proativa que cria maneiras de contribuir com a corporação”.
Participaram também da assinatura do documento, o Coronel, Wagner Mutti Tavares, Comandante da 17ª Região de Polícia Militar e o Tenente Coronel, Robinson Santos.
Corpo de Bombeiros já tem data para inaugurar
Em outra reunião na Cidade Administrativa (sede do Governo do Estado) em Belo Horizonte, Dr. Luiz Carlos Bergamin se reuniu com o novo comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira para tratar do início das atividades em Extrema.
Assim como a luta para elevar a Polícia Militar e a Polícia Civil, a busca pelo Batalhão do Corpo de Bombeiros em Extrema levou tempo e exigiu investimentos da Prefeitura. A corporação ficará na Avenida Nicolau Cesarino, próximo ao Parque do Jaguari. O prédio de 860 metros quadrados segue um projeto modelo dos Bombeiros e deve iniciar com um efetivo entre 26 e 30 homens.
“É importante ressaltar que em toda Minas Gerais apenas 65 cidades tem Corpo de Bombeiros. Extrema está de parabéns porque a Prefeitura e as empresas da cidade se esforçaram bastante para esta conquista. O investimento veio todo dos cofres municipais, isto prova o comprometimento que Dr. Luiz tem com a cidade”, comentou o Comandante Gualberto.
A inauguração está marcada para o dia 08 de janeiro, às 18 horas. “Todos estão convidados para esta cerimônia, que vai inaugurar um serviço importantíssimo para Extrema e toda região”, disse Dr. Luiz antecipando o convite para a inauguração.
O deputado estadual, Dalmo Ribeiro que participou de todas as reuniões foi taxativo em afirmar que “Extrema está na contramão do que vemos em outras cidades de Minas. Investindo em Segurança Pública, ampliando projetos sociais, fortalecendo as instituições que tem competência para zelar pela cidade”.