A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), tem trabalhado com uma rede de serviços estruturada para atender pessoas em situação de rua.
A Secretaria oferece serviços de Abordagem Social, Casa de Passagem e o Centro POP, além da ajuda primordial da Secretaria da Municipal de Segurança e Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), e das equipes de saúde da rede pública.
Durante os quatro primeiros meses do ano (janeiro a abril), o Centro de Referência Especializado em População de Rua – Centro POP, recebeu 553 pessoas em situação de rua e 918 atendimentos, podendo oferecer apoio socioassistencial no que tange cuidados de higiene pessoal, doação de roupas, café da manhã e da tarde, além de emissão de segunda via de documentos e encaminhamento para cuidados da saúde física e mental.
A SEMADS também conta com o serviço de Abordagem Social, primordial para estabelecer primeiro contato com a população em situação de rua, construir confiança a familiarizá-las aos serviços municipais de Assistência Social.
Junto a Abordagem Social a cidade conta com a Casa de Passagem (antigo Albergue Municipal), local onde pessoas em situação de rua, itinerantes, mochileiros e outros podem pernoitar, receber alimentação, material de higiene pessoal, contato com familiares, encaminhamento para serviços de saúde, cadastros em programas sociais do Governo Federal e para vagas de emprego.
“Desde que assumimos a pasta da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, nós recebemos a determinação da Administração para que direcionássemos nosso trabalho especialmente para a situação que a cidade estava vivenciando, onde tínhamos espaços públicos prejudicados pelo excesso de pessoas que o usavam para reproduzir a vida doméstica. Buscamos intensificar o atendimento à pessoa em situação de rua com prioridade absoluta através dos serviços que temos dentro da estrutura da assistência” diz Margarete Alvarenga, secretária da pasta.
A secretária orienta que o auxílio dos munícipes para localizar e identificar grupos em situação de rua é fundamental para o trabalho socioassistencial. Para pedir uma equipe de Abordagem Social em qualquer ponto da cidade, basta ligar para o Centro POP, (11) 4033-6400, localizado na Av. Dr. Adriano Marrey Junior, 967, Penha.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista