O Prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid, assinou na tarde de sexta-feira, 22, a ordem de serviço para a retomada das obras no prédio que abrigou o primeiro teatro de ópera do interior do estado de São Paulo, o Teatro Carlos Gomes. No local será implantado um Centro Cultural.
O investimento é na ordem de R$ 7.128.529,72. Os recursos são oriundos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR). De acordo com o Prefeito, o valor é todo o investimento do departamento para a cidade no ano de 2018.
O projeto busca resgatar as estruturas originais do prédio, com reaproveitamento de espaço e a integração de novas funções. A Administração Municipal pretende realizar a entrega do prédio à população até o final de 2020.
Em sua fala, o Prefeito Jesus Chedid afirmou que o Centro Cultural se tornará referência nacional. Segundo ele, os recursos para o andamento da concretização da obra foram conquistados com muito esforço pela Administração em parceria com o Deputado Edmir Chedid. Já o Deputado, no uso da palavra, afirmou que a cidade “também ficará conhecida pela terra da poesia e cultura”.
O projeto
De acordo com a Prefeitura, os componentes que integram o projeto desse Centro Cultural são: saguões, átrio, teatro de arena para 100 espectadores, galeria de arte, salões de exposições, salas para oficinas, workshops e cursos, recepção, pátio, guarita, sanitários, camarins, 8 salas de aula, administrativo, secretaria, elevadores, Teatro Carlos Gomes para 284 espectadores com mezaninos, sala de apoio, Secretaria de Cultura e Turismo, biblioteca adulta com acervo para 22.500 livros e biblioteca infantil mais sala de leitura, salão de atos públicos, elevador panorâmico, entre outros espaços totalmente adaptados para acessibilidade.