Prefeitura de Bragança realiza capacitação sobre Dengue e Chikungunya

 1

 

 

Com o objetivo de atualizar as informações sobre a Dengue e a Chikungunya, doença infecciosa febril causada por vírus e que também pode ser transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Bragança Paulista tem realizado capacitação para todos agentes do Programa da Saúde da Família.

Na quinta-feira, dia 29, o treinamento ocorreu para agentes da unidade de saúde Vila Davi I e II, sendo que o cronograma teve início no último dia 20.

Estes agentes são responsáveis por realizar o trabalho de conscientização, prevenção e controle nos bairros em que existe cobertura do PSF. Os bairros que não possuem equipe do PSF são atendidos com o mesmo trabalho pelos agentes de controle de vetores da DIVE (Divisão de Vigilância Epidemiológica).

Durante a capacitação dada pela veterinária e pela equipe da DIVE, os agentes ouviram informações mais detalhadas sobre o Larvicida, hormônio sintético em pó que age especificamente contra a larva do mosquito Aedes Aegypti e que vem sendo utilizado desde o mês de dezembro no município. O produto é fornecido pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) para reforçar o controle da doença e é utilizado somente em casos específicos, onde a equipe não pode agir de imediato, como por exemplo, em piscinas e borracharias ou locais que estejam com grande quantidade de água parada e larvas que não possam ser removidas na hora. Ao ser aplicado na água, o produto apresenta um efeito residual longo, de até dois meses. A substância não oferece risco ao meio ambiente, aos agentes que irão manusear o produto e nem à população.

Outros temas tratados foram sobre como aprimorar a abordagem à população que não costuma autorizar a entrada da equipe para verificar se existem possíveis criadouros nas residências. Segundo os agentes, a maioria dos munícipes não autoriza a entrada com a desculpa de que já conhecem as informações por se tratar de um trabalho rotineiro desenvolvido pelas equipes.

Os agentes também discutiram sobre o bloqueio que é realizado nas casas de nove quarteirões no entorno da residência e do local de trabalho ou estudo do paciente para eliminar criadouros do mosquito e buscar novos casos suspeitos, evitando a proliferação da doença naquela região.

Além destes treinamentos, no mês de dezembro, a equipe da DIVE recebeu duas capacitações: uma, sobre o uso do Larvicida e outra sobre a Dengue e Chikungunya com a bióloga, e especialista em Entomologia (ciência que estuda os insetos), Dra. Virgínia de Souza Bueno. Estas informações também estão sendo repassadas para as equipes do PSF durante a capacitação. A Prefeitura ainda esclarece, sobre o Chikungunya que não existem ocorrências da doença no munícipio até o momento, mas a mesma merece atenção. Os sintomas são semelhantes aos da dengue, com maior comprometimento das articulações.

Para combater o Aedes Aegypti e se prevenir do vírus Chikungunya a Prefeitura de Bragança Paulista orienta e solicita que os moradores autorizem a entrada dos agentes de combate ao vetor, para que estes verifiquem se existem criadouros nas residências. Os agentes são devidamente uniformizados e munidos de crachás e material didático, e estão aptos a esclarecer dúvidas da população quanto à doença.

A Prefeitura de Bragança Paulista também dará início em breve a uma campanha de conscientização da população.

 

Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>