Com o término das fortes chuvas, a Prefeitura de Extrema, por meio da Gerência de Turismo com o apoio das Secretarias de Obras e de Urbanismo retomou as obras de revitalização da rampa de voo livre sul, (localizada na Serra do Lopo) e já programou a manutenção das vias de acesso a este local, uma vez que as fortes chuvas comprometeram também estas intervenções.
As rampas são locais amplamente utilizados por praticantes de esportes de aventura e muito visitados por turistas que se deslocam pelos encantos das paisagens da Rota dos Ventos. No entanto, nos últimos anos, a administração municipal tem registrado grande reincidência de atos de vandalismo nessas estruturas, o que impõe um ônus ao município, que nessas ocasiões viabiliza a revitalização das mesmas.
A Gerente de Turismo, Ana Paula Odoni, ao abordar o assunto, lembra que é importante que a comunidade esteja atenta aos atos de vandalismo infligidos ao patrimônio público. Nesse caso, o cidadão deve dar parte destes atos aos órgãos competentes.
A rampa do sul se volta para a represa do Rio Jaguari. Desse ponto é possível avistar os espigões formadores das encostas da Serra da Mantiqueira. Da rampa do norte, avista-se o território do município de Extrema e, ao fundo, a Serra das Anhumas.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Extrema