Os contribuintes terão mais uma oportunidade para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto. A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Pouso Alegre prorrogou até 19 de setembro o prazo para o pagamento do IPTU em parcela única. Pode optar pela modalidade que dá até 10% de desconto todos os contribuintes que ainda não optaram pelo pagamento parcelado. O prazo anterior expirou na sexta-feira (15). Para obter desconto, é necessário entrar em contato com a central de atendimento do Departamento de IPTU e solicitar a impressão de um novo boleto. O serviço funciona das 8h às 18h, na Praça João Pinheiro. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 3449-4987.
Tem direito ao desconto de 10% os contribuintes que não possuem débito com o município e optem por pagar o imposto em parcela única. Para aqueles que têm dívidas parceladas com o município, desde que o pagamento esteja em dia, o abatimento é de 5%. O secretário da Fazenda, Messias Morais, lembra que o desconto é calculado sobre o valor do IPTU, não incluindo as taxas de iluminação pública e de coleta de lixo, que também são cobradas com o imposto. O desconto para os contribuintes que não possuem débitos já está calculado no valor da parcela única que consta na guia de pagamento da contribuição, esclarece.
No caso dos contribuintes que já optaram pelo parcelamento não há mais possibilidade de efetuar o pagamento único. As datas de vencimento das quatro parcelas, cuja primeira teve vencimento em 15 de agosto, seguem inalteradas. Quem perdeu o prazo terá que procurar a central de atendimento para atualizar o boleto que, nesse caso, será corrigido pela inflação do período. O pagamento pode ser feito em qualquer casa lotérica ou no bancos Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
O Imposto Predial e Territorial Urbano é a contribuição mais importante para o município. Com seus recursos são mantidos investimentos como a coleta de lixo, manutenção de parques e praças e pavimentação de vias. “A contribuição dos munícipes nos permite estruturar a cidade e adequá-la às necessidades crescentes de um município que está em franco desenvolvimento. Não seria possível construir novas escolas, vias e unidades de saúde sem o IPTU”, observa o secretário de Fazenda, Messias Morais.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Pouso Alegre