Prefeitura e SAAE realizam cercamento de nascentes

Na sexta-feira, 26, a Prefeitura de Cambuí, através da Secretaria de Desenvolvimento – Sedes e o Saae realizaram entrega de mourões em mais duas nascentes a serem recuperadas, dessa vez no Bairro Serra do Cabral, em Cambuí, que contribuem para o Ribeirão das Antas, como parte do Programa de Recuperação de Nascentes.

O Programa, uma ação a Prefeitura de Cambuí com o Saae, contemplou aproximadamente uma centena de nascentes cercadas em todo município.

Nas nascentes já cercadas e vistoriadas constata-se, na maioria dos casos, o não pisoteamento de gado, a formação de fragmentos florestais, e o aumento da quantidade e qualidade da água. Em alguns casos, quando se consegue convencer o proprietário, promove-se a criação de corredores ecológicos interligando fragmentos florestais e nascentes.

O plantio de mudas doadas pelo horto municipal é indicado e realizado em alguns casos de cercamento de nascentes ou quando há interesse do proprietário em criar matas de topo, facilitando a infiltração de água de chuva para abastecer as nascentes.

Qualquer produtor rural, também considerado potencial produtor de água, poderá aderir ao programa e receber todo material necessário para o cercamento gratuitamente. Para tanto, o interessado deverá procurar o departamento de Meio Ambiente e se cadastrar para posterior visita técnica.

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Cambuí

prefeitura e saae

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam