Em mais uma ação que visa promover atitudes sustentáveis, a Prefeitura de Bragança Paulista implanta a campanha de coleta de óleo de cozinha, que integra o programa Rede de Coleta Solidária.
Descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais. Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos. Se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.
Uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins como, por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.
Três coletoras, entre empresas e pessoas físicas, foram credenciadas no chamamento público e firmaram um termo de compromisso com a Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, para a coleta e a destinação de resíduos de óleo de cozinha.
Periodicamente as coletoras devem apresentar informações com os resultados e benefícios obtidos por meio da destinação dos resíduos e entregar, trimestralmente, à Secretaria do Meio Ambiente um Relatório de Prestação de Contas contendo o volume dos resíduos coletados e a contrapartida, que corresponderá a 1 barra de sabão de 200g a cada 7 litros de óleo coletado nos pontos ou 1 unidade de detergente de 500ml, a cada 9 litros. Todos os produtos serão destinados pela Prefeitura a instituições beneficentes do município.
Dez pontos já estão cadastrados e possuem coletores com capacidade de 80 litros:
- Fundo Social de Solidariedade (Centro de Capacitação Profissional I), situado na Rua Arthur Bernardes, 60, bairro Santa Terezinha.
- Fundo Social de Solidariedade (Polo Regional da Escola da Construção Civil), situado no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta).
- Paço Municipal, situado na Avenida Antônio Pires Pimentel, 2015, Centro.
- Câmara Municipal, situada na Praça Hafiz Abi Chedid, 125, Jardim América.
- Secretaria Municipal do Meio Ambiente, situada na Avenida dos Imigrantes, 1307, Jardim América.
- E.M. Profª Ignéa Morales Garcia, situada na Rua da Liberdade, Jardim Santa Rita de Cassia.
- E.M. Joaquim Theodoro da Silva, situada na Avenida Francisco Samuel Lucchesi, 421, Júlio Mesquita.
- E.M.R. Profª Therezinha de Lima Bellotto, situada na Rodovia Benevenuto Moretto, Km 8, Mãe dos Homens.
- E.M. Dr. Jorge Tibiriçá, situada na Rua Coronel Leme, 20, Centro.
- E.M. Profª Eliana Peluso Sperandio, situada na Avenida Doutor Fernando Costa, 107, Jardim Anchieta.
Ao longo da campanha, novos pontos serão instalados no município. Os interessados em serem pontos de coleta podem entrar em contato no telefone 4034-6780 ou e-mail meioambiente@braganca.sp.gov.br
DIMP/Bragança Paulista